Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Dia do Estudante: como ter foco e se tornar um autodidata?

Coach dá dicas para alcançar essa habilidade
Por: 10/08/2020 - 16:21 - Atualizado em: 11/08/2020 - 09:00

 

Aprender algo sozinho nem sempre é fácil, mas não é impossível. Para se tornar um autodidata é necessário foco e desenvolver algumas habilidades já preexistente. É o que aponta a coach Eliane Maia. 

“Muita gente acha que para ser autodidata precisa nascer, digamos, com esse ‘dom’. Mas, desconhecem que há possibilidade de desenvolver certas habilidades, mesmo que não seja na infância, para tornar-se um”, explica. Maia elenca alguns pontos que ajudam na construção desse processo. Confira as dicas:

Tudo começa com planejamento

“Muito desse processo se deve ao planejamento, dos objetivos. Além disso, é importante ter prazos e não postergá-los, procrastinar também não é bom para esse processo. Foque no seu objetivo, estipule metas diárias ou semanais”, ressalta.

Gestão do tempo

“A falta de tempo como justificativa para não executar algumas atividades é bem comum, mas, para quem deseja ser autodidata, atrapalha o processo. Saber gerir o tempo é importante para manter o foco e não influenciar no resultado final. Criar um horário, fazer uso de um planner ou agenda eletrônica é uma alternativa para administrar bem o tempo e executar as tarefas sem acumular nada”, comentar a coach.

Desafiar-se sempre

“Quando conseguimos alcançar algo ou executar determinada tarefa, temos que ir sempre além. Se você consegue fazer A, desafie-se a alcançar B. Crie meios para isso, saia da zona de conforto”.

Busca por informação

“Conhecimento e curiosidade nunca são demais. Ter sede de conhecimento é importante para o processo de foco e, posteriormente, de se tornar um autodidata. Ser um eterno aprendiz e buscar sempre mais”.

Aprendendo da melhor forma

“É muito importante a gente perceber o que funciona ou não no processo de aprendizagem. Não adianta utilizar um método que não é para o seu perfil. Pois, isso pode gerar frustração. Para ser autodidata é necessário ter paciência, planejamento e sempre saber o que atende as nossas necessidades sem forçar. Não é porque deu certo com um amigo que aquele método dará certo para você também. Inteligência emocional nesse processo de desenvolvimento de habilidades é muito importante”.
 

Gostou das dicas? Conta para a gente nos comentários!

 

Comentários