Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Dia do Atleta, uma data para profissionais e amadores

Celebrado em 21 de dezembro, o dia homenageia aqueles que não dispensam os esportes e atividades físicas em seu dia a dia
Por: Paula Brasileiro 21/12/2016 - 08:30 - Atualizado em: 21/12/2016 - 09:46
Dia do Atleta é comemorado por amadores e profissionais
Dia do Atleta
Em 21 de dezembro de 1961 o então presidente do Brasil, Jânio Quadros, instituiu o Dia do Atleta. Uma data para homenagear e reverenciar aqueles que defendem as cores da nação em competições e, também, aos que têm o esporte apenas como hobby. Mais de 50 anos se passaram e o dia continua sendo lembrado como o momento de reverenciar esportistas das mais diversas modalidades e categorias. 
 
Atletas amadores ou profissionais costumam dedicar-se aos treinamentos com afinco e paixão. O esporte traz inúmeros benefícios a seus praticantes. Além do bem estar físico e manutenção do corpo, os praticantes podem perceber melhorias na memória, na saúde emocional e no próprio convívio social. A prática de exercícios libera endorfina no cérebro - hormônio responsável pela diminuição do estresse - e também melhora os níveis de serotonina e dopamina, responsáveis pelo bom humor.  
 
Na universidade, o esporte também auxilia os estudantes que escolhem praticar exercícios. A coordenadora do curso de Educação Física da UNAMA, Nazaré Portal, fala sobre as vantagens que os alunos-atletas podem conseguir: "Um dos primeiros fatores é o resgate da qualidade de vida. O aluno quando começa a praticar atividades físicas começa a ter outra visão de saúde - não só voltada pro rendimento e treinamento, mas sim para esta qualidade". Ela também comenta que estes benefícios costumam se estender a todo o círculo deste indivíduo: "Quando ele se engaja nos projetos de atividades da instituição, ele passa a vivenciar essa experiência de um outro lado, enquanto acadêmico. Ele começa a falar e a se portar de maneira diferente e passa a influenciar dentro da família e da sociedade para que haja melhoria de vida entre os seus", relata. 
 
A UNAMA conta com equipes de esportes coletivos como basquete, vôlei, futebol, handebol e futebol de salão, além de outras modalidades individuais. Nazaré orienta aos interessado em integrar os times a procurar a coordenação de Educação Física: "Após uma entrevista, o aluno começa a treinar. A equipe é formada por todos aqueles que têm interesse". Sobre o Dia do Atleta, a docente acredita ser um momento oportuno para conscientizar empresários e outras pessoas sobre a importância de apoiar esses esportistas: "É muito caro bancar um atleta e muitos perdem competições por falta de patrocínio. Seria importante fazer um movimento neste dia para sensibilizar a sociedade neste sentido". 

Comentários