Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Dia da Não-Violência: um momento para refletir em função da paz

A data remete ao assassinato do líder pacifista Mahatma Gandhi e atenta para os ensinamentos deixados por ele
Por: Paula Brasileiro 30/01/2017 - 09:57
Um dia para refletir sobre a paz
Um dia para refletir sobre a paz

O penúltimo dia no primeiro mês de cada ano do calendário gregoriano é dedicado à reflexão. O Dia da Não Violência é uma referência ao grande líder pacifista e guia espiritual indiano Mahatma Gandhi, morto nesta mesma data em 1948. Este é um momento propício para meditar sobre os exemplos deixados por Gandhi e, o mais importante, disseminá-los na sociedade em que vivemos.

Gandhi dedicou sua vida à militância em favor da paz e foi um dos grandes precursores do conceito de Não Violência. Segundo o pacifista indiano, este conceito - chamado por ele de aihmsa (em sânscrito) - envolvia não apenas uma esfera política mas, também, uma esfera transcendental; seria uma espécie de comportamento marcado pela ação orientada para não causar dano e prejuízo ao próximo. Assim sendo, este seria um meio de se alcançar a paz.

A Não Violência exige uma mudança interna do indivíduo e a luta de Gandhi era para que os habitantes de seu país, a Índia, bem como seus gestores, pudessem viver de acordo com o aihmsa. Sua militância era baseada em quatro pilares, o amor, a verdade, a não-violência e a não cooperação (em relação à corrupção). Ele dedicou existência a conscientizar a população sobre a possibilidade da resolução de questões e embates no sentido de seguir um caminho de paz e respeito entre as pessoas.

Curiosamente, a vida deste líder foi ceifada por um ato de violência. No dia 30 de janeiro de 1948, ele foi assassinado por um extremista hindu, na cidade de Nova Déli, na Índia, enquanto rezava em meio a um grupo de seguidores. Anos mais tarde, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu a data como um dia para lembrar dos ensinamentos de Gandhi e refletir sobre a paz, solidariedade e respeito aos direitos humanos.

Neste dia especial, confira alguns dos ensinamentos deixado por Mahatma Gandhi.

"O fraco jamais perdoa: o perdão é uma das características do forte."

"Olho por olho e o mundo acabará cego."

"Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer, nada não existirão resultados."

"Quando alguém compreende que é contrário à sua dignidade de homem obedecer a leis injustas, nenhuma tirania pode escravizá-lo."

"Só engrandecemos o nosso direito à vida cumprindo o nosso dever de cidadãos do mundo."

 
 

Comentários