Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Dia da Consciência Negra é celebrado na UNAMA

Programações ocorrem nos campi Alcindo Cacela e Ananindeua
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 19/11/2018 - 19:08
Imagem mostra uma mulher negra
O evento pretende contribuir para que todos percebam a importância do negro na sociedade
Promover uma reflexão sobre importância da comunidade negra na sociedade. Este é o foco do ciclo de mesas de debate na UNAMA - Universidade da Amazônia que celebra o Dia da Consciência Negra nestas segunda (19) e terça-feira (20), com programação das 8h às 20h, nos campi Alcindo Cacela e Ananindeua. O evento é promovido pelos cursos da universidade e pelo Núcleo de Responsabilidade Social. A participação é gratuita e os interessados em participar devem se inscrever pelo site http://extensao.unama.br.
 
 O objetivo é propor uma reflexão sobre a diversidade étnico-cultural de modo a favorecer a compreensão de como cada povo possui sua identidade própria, presente nas crenças, nos costumes, na história e organização social. Além disso, os debates trazem perspectivas sobre a presença dos negros na Amazônia, estabelecimento de diálogo intercultural nas mais diversas áreas do conhecimento, entre a história, antropologia e sociologia.
 
De acordo com a professora organizadora do evento na UNAMA Ananindeua, Márcia Homci, a programação fomenta e dissemina a valorização do ser negro, com sua ancestralidade, em contraponto com as desigualdades sócio-históricas que perpassam o processo de formação da sua identidade. “Vale ressaltar que a programação inclui desde exposições de materiais didáticos, artesanatos, produtos da culinária africana disponibilizados pela comunidade quilombola do Abacatal, além de palestras, roda de conversa, oficina de tranças e momentos culturais como danças, músicas e desfiles”, afirma.
 
A professora explica que o evento pretende contribuir para que todos percebam a importância do negro na sociedade. “Para o desenvolvimento da humanidade, em especial do Brasil, também levar aos presentes a se perceber parte desse povo. Assim, promover o respeito às diferenças de qualquer gênero para valorização do ser humano e da identidade cultural de todos os povos, para que, dessa forma, mudanças significativas na pratica social sejam percebidas e seja efetivado o desenvolvimento da consciência cidadã”, justifica.
 

Comentários