Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Cultura


Curta-metragem “Pretas” é o grande vencedor do Festival Osga 2016

A premiação foi realizada no Cine Olympia, neste último domingo (27)
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 28/11/2016 - 11:59 - Atualizado em: 05/12/2016 - 12:23
imagem mostra troféu do Osgar
Osgar foi recebido com emoção pelos vencedores

Falando sobre a representatividade racial e o papel do negro na sociedade,  o curta-metragem “Pretas” foi o grande vencedor de melhor curta-ficção no  Festival Osga de Vídeos Universitários 2016. A premiação de todas as categorias ocorreu no Cine Olympia, e reuniu as equipes dos 26 vídeos selecionados a vencedores do troféu Osga. A premiação ocorreu neste último domingo (27). 

 

O curta “Pretas” também foi premiado como melhor direção, melhor produção, melhor atriz, melhor figurino e melhor edição. O aluno de Publicidade e Propaganda da Universidade da Amazônia (UNAMA) e diretor do filme, Lucas Moraga, contou que foram dois meses de preparação para chegar ao resultado final. “Foi muito gratificante ter o trabalho reconhecido no festival. Foi um trabalho muito árduo que tivemos para fazer o curta. A sensação é muito boa de poder sair da universidade com prêmios do Osga e ser vencedor de melhor curta pela segunda vez consecutiva”, afirmou.

 

Outro grande destaque da noite foi o curta “História de Sophia”, produzida pelo coletivo Publismo, que ganhou em três categorias: melhor fotografia, melhor cartaz e melhor campanha de divulgação. O coletivo também produziu o vencedor do mini-documentário “Cordão do Galo”.

 

Nesta última categoria, pela primeira vez na história do festival teve um empate técnico e o prêmio foi dividido com o mini-documentário “Viva o auto”, produzido por estudantes de comunicação social da Universidade Federal do Pará (UFPA). “Essa categoria permitiu que a gente pudesse unir a arte do cinema com o factual do jornalismo, com histórias que mereciam ser contadas.  Estamos muito felizes com o prêmio”, comemorou a estudante de jornalismo da UNAMA, Ariela Motizuki.

 

O diretor do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS), Mário Tito Almeida, que representou a vice-reitora da UNAMA, Betânia Fidalgo, declarou que o Osga já é um projeto de referência em todas as unidades do Grupo Ser Educacional, mantenedora da Universidade da Amazônia. “A cada ano percebemos a qualidade no conteúdo apresentado no festival e isso mostra o diferencial de nossos alunos. Nos próximos anos, a ideia é fazer com que o Osga receba trabalhos de todos os outros estados para que o talento dos alunos extrapole os muros da instituição”, revelou o diretor.

 

A representante da comissão organizadora do Osga 2016, Marina Chiari, comemorou a qualidade dos trabalhos apresentados neste ano. “É muito bacana também ver que os alunos acreditam nesse projeto e se preparam todos os anos para participar com produções inéditas e exclusivas para Osga. Isso é muito gratificante”, declarou.

 

Também estiveram presentes o professor Thiago Barros, que representou o coordenador do Curso de Comunicação Social, Mário Camarão, o programador do Cine Olympia e crítico de cinema, Marco Antônio Moreira, que também fez parte do júri do festival e Lorena Montenegro, que representou a comissão julgadora do Osga.

 

Confira os vencedores do Festival Osga 2016:

 

Mini-documentário: “Cordão do Galo e Viva o Auto”

Vídeo-arte: “Atrium”

Curta de ficção: “Pretas”

Melhor roteiro: “Precipitação”

Melhor produção: “Pretas”

Melhor direção: “Pretas”

Melhor atriz: “Pretas”

Melhor fotografia: “História de Sophia”  e “Eu tô bem”

Melhor figurino:  “Pretas”

Melhor edição: “Pretas”

Melhor trilha sonora: “Abantesma”

Melhor cartaz: “História de Sophia”

Melhor campanha de divulgação: “História de Sophia”

Vídeo-minuto: “S.P.G. – Seriado Policial Genérico”

Comentários