Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Curso de manipulação de alimentos capacita comunidades de Belém

Ação é realizada na estrutura de laboratórios de Gastronomia da UNAMA Alcindo Cacela
Por: Alessandra Fonseca 13/11/2020 - 14:43 - Atualizado em: 30/11/2020 - 17:43
Manipulação de alimentos
Trabalhar com alimentos exige cuidados rigorosos para evitar problemas à saúde dos consumidores. O curso de Boas Práticas para Manipulação de Alimentos, ministrado por professores do curso de Gastronomia da UNAMA -Universidade da Amazônia, ensina as etapas de gestão de alimentos, de forma gratuita, para comunidade de Belém. As aulas ocorrem no campus Alcindo Cacela, das 14h30 às 16h30, por turmas. O próximo grupo será nesta quarta-feira (18), com moradores do Benguí e Cabanagem. 
 
A programação é uma parceria com Programa Territórios pela Paz e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia. A primeira turma foi realizada no último dia 4 de novembro. O grupo é formado por moradores dos bairros da Terra Firme, Guamá e Jurunas, que já trabalham com manipulação de alimentos e precisam aperfeiçoar as práticas de manipulação. 
 
A professora do curso de Gastronomia da UNAMA, Luciana Centeno, afirma que o curso é uma capacitação conhecimento básico exigido, pela vigilância sanitária, para qualquer estabelecimento que produz alimentos. “A dinâmica é teórica, sendo conteúdos como Higiene e Manipuladores, Higiene de equipamentos no ambiente de trabalho, questões relacionadas a contaminação e doenças transmitidas por alimentos, etc. A UNAMA contribui com a parceria, programa TerPaz, do governo do Estado dando espaço estrutural de laboratórios para que pessoas inscritas no programa possam participar dessa ação”, afirmou.   
 
Em um segundo momento da parceria, as capacitações vão envolver conteúdos práticos como aulas de panificação e confeitaria, segundo a professora. “A ideia é oferecer capacitação básica de cozinha e que capacitem a comunidade, por exemplo, na produção de alimentos para o desenvolvimento de fonte de renda, já que o programa é voltado para a empregabilidade”, completou.  
 
A coordenadora das ações da Sedeme no TerPaz, Marina Kalif, explica que o curso de Boas Práticas está dentro do eixo empreendedor do programa. “O nosso objetivo é capacitar pessoas para que elas possam crescer economicamente e que possam ter oportunidade. Por exemplo, o curso de boas práticas é muito importante para que essa pessoa garanta o seu certificado, válido por um ano, e consiga se formalizar enquanto um empreendimento gastronômico”, afirmou.  
 
O TerPaz é uma política pública de inclusão social que secretarias, fundações e órgãos da administração direta e indireta desenvolvem através de programas e projetos. As atividades são organizadas em eixos temáticos como capacitação técnica e profissional, educação básica, arte e cultura; emprego e renda, microcrédito e empreendedorismo, economia solidária; e habitação, regularização fundiária e urbanização.  
 
Confira as próximas turmas: 
 
-Turma 3: 01/12 – 14h30 às 16h30 (Jurunas, Guamá, Terra Firme);
-Turma 4: 09/12 – 14h30 às 16h30 (Icuí, Nova União).

Comentários