Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Curso de hemodiálise é ofertado pela UNAMA

A capacitação acontece por meio da Graduação de Enfermagem e é voltada para técnicos e estudantes da área
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 26/06/2017 - 14:21 - Atualizado em: 26/06/2017 - 14:24
Imagem mostra arte de paciente em hemodiálise
O objetivo do curso é discutir sobre as boas práticas de enfermagem em terapia renal

A doença renal é um problema que atinge grande parte população brasileira. O tratamento envolve diálise e hemodiálise e muita paciência por parte dos enfermos. Para aumentar o número de profissionais capacitados para a realização do tratamento, a Universidade da Amazônia, através do curso de Enfermagem, promove um curso de hemodiálise, que será nos dias 26 a 30 de junho, a partir das 18h, no auditório D-200. A inscrição deve ser feita mediante a entrega de uma lata de leite em pó, que pode ser entregue no local do evento.  

A coordenadora do curso de Enfermagem da UNAMA, Renata Lopes, explica que o curso pretende debater assuntos atuais e que tem impacto na formação e no mercado de trabalho, capacitando alunos e outros profissionais da saúde. “Podem participar técnicos e estudantes de Enfermagem. O objetivo geral do curso é promover discussão sobre as boas práticas de enfermagem em terapia renal substitutiva”, afirmou Renata.

Pesquisas nesse tema mostram que a prevalência é maior no sexo masculino, em indivíduos com idade mais avançada e com morbidades. A coordenadora explica que a doença renal nos estágios iniciais pode ser adequadamente manejada pelo profissional de saúde da atenção primária de saúde (APS) ou mesmo com estágios mais avançado a pessoa pode ser referenciada para o nefrologista que pode prevenir ou reduzir a progressão na insuficiência renal.

Os serviços de terapia renal substitutiva e transplante não estão disponíveis em todos os municípios, como ocorre na APS, de acordo com estudos na área. De acordo com o Governo do Pará,  54% das regiões de saúde do estado possuem serviços de hemodiálise e o número dos hospitais habilitados para realizar transplante é ainda menor. 

Comentários