Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Cronograma de estudos: Como evitar dor de cabeça no final do semestre

Por: 06/07/2022 - 11:39 - Atualizado em: 15/07/2022 - 08:00
Foto: Flickr

Por Lara Tôrres

Final de período na graduação pode ser um momento de sufoco, apreensão e cansaço para estudantes que não conseguiram dar conta do volume de atividades e aulas ao longo do semestre e se deparam com provas e trabalhos chegando a todo momento. A vida universitária não é nada fácil, especialmente para os estudantes que precisam conciliar as atividades e aulas com um estágio ou emprego. 

Para evitar dores de cabeça, uma bela dica é usar o tempo livre das férias de julho e planejar o semestre seguinte: montar um cronograma de estudos e atividades te permitirá estudar tudo o que precisa, deixando também espaço para descanso, lazer e trabalho. 

Confira, a seguir, algumas dicas para organizar seu tempo de estudos e evitar dor de cabeça no final do semestre:

Ambiente propício

Antes de mais nada, você precisa de um bom lugar para estudar, onde possa organizar seu material e manter uma boa postura, evitando não apenas a procrastinação como problemas na coluna e visão. 

Avalie sua rotina 

Conheça bem sua rotina, de preferência anotando os seus afazeres do dia a dia para compreender melhor todas as suas tarefas e o tempo que precisa dedicar a cada uma delas. 

Não deixe nada de fora: aulas, trabalho, lazer, tempo de sono, tudo deve ser considerado. Com os dados em mãos, analise o tempo que você tem e planeje a semana de estudos, sempre reservando algum tempinho para si. 

Seu horário de estudar deve ser fixo, ou seja, busque manter a rotina de estudar no mesmo horário, de preferência num momento que além de ter tempo livre, você apresente maior concentração e rendimento. 

Lembre-se ainda que estudar por períodos curtos de tempo, alternados com pausas para descanso, é melhor que encarar longas maratonas de estudo ininterrupto que podem levar ao esgotamento mental. 

Defina prioridades

Após definir onde e quando, é hora de pensar no que você vai estudar. Quando organizamos um cronograma de estudos, temos a tendência de dedicar mais tempo àquilo que nos agrada, mas este é um erro comum do qual você deve fugir. 

É importante focar nos temas de maior dificuldade, dedicando-lhe mais tempo e no momento mais favorável do dia, quando a mente estiver o mais relaxada possível. Assim, você evita que o cansaço te frustre e leve a largar as atividades que te desagradam. 

Repouso e lazer

O período destinado a repouso e lazer deve estar incluso no seu cronograma, e JAMAIS negligenciado. Distrair a cabeça é parte do estudo e a prepara para um novo dia de trabalho absorvendo informações, já que dormir é fundamental para a memorização e relaxamento. Deixar o lazer de lado pode levar a problemas ligados ao estresse e saúde mental, além de reduzir o seu nível de aprendizagem.

Comentários