Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Crianças tornam-se adeptas ao Pilates

Especialista fala sobre os benefícios dessa prática e a importância de profissionais especializados para orientação
Assessoria de Comunicação Por: Vanessa Van Rooijen 03/04/2018 - 10:40
Imagem mostra crianças praticando pilates
A prática trabalha na criança o corpo, equilíbrio, consciência corporal e a mente
Criado em meados de 1920, pelo alemão Joseph Pilates, o Pilates tornou-se uma das grandes tendências de atividades físicas da atualidade. Mas você sabia que este conjunto de exercícios que podem ser realizados com ou sem equipamentos e que visam o controle e conexão total entre o corpo e a mente também pode ser uma excelente prática voltada para crianças? Isso é o que defende educadora física e professora do curso de Educação Física da Universidade da Amazônia (UNAMA), Carmen Bastos.
 
A especialista explica que o Pilates para crianças, ou Pilates kids, está sendo cada vez mais explorado devido aos inúmeros benefícios que essa prática oferece também para o público infantil. “O principal motivo pela procura dessa atividade é a preocupação dos pais com a saúde dos filhos. Essa é uma modalidade que se trabalha o corpo como um todo, principalmente a postura. As crianças podem iniciar na prática do método a partir da 2ª infância, ou seja, a partir dos 4 anos de idade”, afirma. Dentre os benefícios estão: melhora da atenção e concentração; da coordenação motora; da cognição; da habilidade motora; postura; propriocepção (noção do próprio corpo no espaço); equilíbrio e interação. Também trabalha a consciência corporal, o alongamento muscular e evita o surgimento de patologias.
 
Com o passar dos anos, o método foi se propagando por diversos países tendo como adeptos, inicialmente, pessoas adultas que procuravam tratamento e/ou reabilitação de alguma patologia e também um corpo escultural. Pensando no bem-estar que o Pilates pode promover, a professora explica que os pais e mães modernos estão tendo cada vez mais cuidados com a escolha das atividades desenvolvidas pelos filhos. “Eles procuram algo que possa ser feito agora e que irá beneficiá-los no futuro. Nesse sentido, a procura pelo Pilates tem crescido, pois além de trabalhar o corpo da criança, também trabalha o equilíbrio, a consciência corporal e a mente”, afirma.
 
Carmen afirma ainda que é de fundamental importância a procura por profissionais formados no curso de Educação Física com formação e especialização no método. “Ter treinamento na infância e adolescência também é um necessário, pois a boa orientação faz a grande diferença”, conclui.
 

Comentários