Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Opinião


Conhecimento: riqueza inalienável

Janguiê Diniz - Fundador e Presidente do Conselho de Administração do Grupo Ser Educacional - Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo
Assessoria de Comunicação Por: 04/08/2021 - 11:50 - Atualizado em: 06/08/2021 - 12:02
Uma coisa tenho defendido durante minha vida e nada me faz pensar de forma diferente: o conhecimento é um dos maiores bens que alguém pode adquirir na vida e um dos únicos que jamais poderá ser tirado ou roubado – no máximo, esquecido, quando não se estimula. Assim sendo, o conhecimento deve ser sempre alvo e meta de quem pretende se desenvolver e alcançar um patamar melhor de vida.
 
Em verdade, o conhecimento é considerado uma das principais riquezas existentes no mundo moderno, já que é o combustível que move a raça humana. Hoje, chega a ser mesmo instrumento de poder, considerado muitas vezes mais valioso do que bens materiais. Uma vida bem-sucedida e plena deve ter como base um conhecimento apurado e bem aplicado. E não há outra saída: sem o saber adequado, torna-se impossível ter sucesso pleno na vida. Uma notícia boa – se analisada do ponto de vista correto – é que o conhecimento é o tipo de riqueza que não depende de nada além da própria dedicação do indivíduo. Ninguém colocará conhecimento na sua mente se você não o buscar ou não estiver aberto a recebê-lo.
 
Importa ressaltar, no entanto, que a verdadeira riqueza da informação e do conhecimento se revela quando associada à sabedoria. Enquanto o conhecimento pode ser definido como a informação que é apreendida, analisada, compreendida, interpretada, depurada e incorporada à bagagem do indivíduo; a sabedoria é “o conhecimento submetido ao julgo dos valores e crenças”, como definiu Roberto Recinella – por exemplo, honestidade, ética, integridade, caráter, moral etc. Neste cenário, a sabedoria vai além de acumular conhecimento. Trata-se de internalizar a essência do que importa ser aprendido e usar isto em benefício do crescimento próprio e da sociedade em que se está inserido.
 
Conhecimento e sabedoria, na verdade, devem caminhar juntos. Para se ter uma vida alegre e produtivas, é essencial que esses dois elementos atuem em conjunto. O conhecimento ganha nova utilidade a partir do ponto em que é orientado pela sabedoria. Ademais, a sabedoria também ensina que o conhecimento deve ser partilhado, para que, como um “vírus do bem”, possa se espalhar e contaminar mentes e vidas por toda parte.
 

Comentários