Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Conheça um pouco mais sobre o biotecnólogo

Profissional pode atuar em diversas áreas pesquisando soluções para problemas do cotidiano
Katarina Bandeira Por: 06/04/2018 - 10:13
Conheça um pouco mais sobre o biotecnólogo
Conheça um pouco mais sobre o biotecnólogo

Pesquisas, desenvolvimento e aplicação de resultados. Quem opta por trabalhar com biotecnologia tem o trunfo de poder desenvolver projetos em diversas áreas e ingressar em um mercado em constante expansão no país. Isso acontece por conta da familiaridade do profissional com temas de pesquisa relacionados à manipulação de alimentos, medicamentos, entre outros processos químicos e biológicos, tornando-o atrativo para segmentos agrícolas e farmacêuticos.

De acordo com o professor de Ciências Biológicas da UNAMA, Álvaro Almeida, um biotecnólogo tem um papel fundamental no Brasil, principalmente para o Agronegócio. “É um especialista em processos biotecnológicos e tecnológicos que utiliza seus conhecimentos para o incremento de produtos, sejam eles relacionados ao controle de pragas em plantações ou até mesmo melhoramento de espécies. Basicamente, um profissional que trabalha com a manipulação genética em prol da qualidade dos produtos”, explica.

Pesquisa e inovação em biotecnologia

Um dos pontos principais para quem vai seguir a carreira é gostar de fazer pesquisa. Áreas relacionadas a medicamentos e cosméticos costumam procurar projetos para investir e assim criar novos produtos. Além disso, é possível fazer um trabalho de resgate do meio ambiente, recuperando solos exauridos por conta da agricultura ou buscando soluções para temas pertinentes, como a poluição e a contaminação do ar e da água por microrganismos.

“Boa parte das formas de pesquisa podem ser desenvolvidas tanto por órgãos públicos quanto empresas privadas. A formação do biotecnólogo é bem diversificada a depender da instituição que oferece o curso”, conta Álvaro, reforçando que, mesmo que a graduação em Ciências Biológicas seja um caminho para o mercado de trabalho, mestrados e doutorados são necessários para completar a formação do profissional. “Falar outro idioma também é fundamental para destacar o currículo”, afirma.

Biologia aliada à tecnologia

Por ser um curso voltado ao cuidado com o meio ambiente, a graduação em Ciências Biológicas é fundamental para a base do trabalho de um bom biotecnólogo. Para Álvaro, o curso fornece as habilidades, o embasamento e o conhecimento necessários para tratar os elementos vegetal, animal e humano. “A ideia da biologia aliada a tecnologia é exatamente fazer essa ponte, buscar o entendimento disso no meio ambiente e ver como ele se comporta no processo evolutivo”, completa.

Áreas de atuação do biotecnólogo

Para quem ainda está na dúvida sobre quais os caminhos possíveis da carreira, algumas atribuições envolvem pesquisas de novas plantas, maneiras de combater microorganismos e bactérias que sejam prejudiciais à saúde, e ajudar também no desenvolvimento de vacinas, entre outros. É literalmente um leque de possibilidades, voltadas para o aprendizado através do conhecimento de novas formas de manipulação genética, tornando o biotecnólogo um profissional deveras requisitado no mercado em que atua.

Se interessou? Não deixe de se inscrever no vestibular da UNAMA!

 

Comentários