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Conheça os benefícios do transporte multimodal

Entenda essa ferramenta da Logística de Transportes
Por: Henrique Nascimento 29/08/2017 - 09:18 - Atualizado em: 29/08/2017 - 09:20
O transporte multimodal pode ser a alternativa certa para o deslocamento de mercadorias
O transporte multimodal pode ser a alternativa certa para o deslocamento de mercadorias

O Brasil é um país de dimensão continental. Logo, transportar qualquer que seja o produto dentro dele não é uma tarefa muito simples. As rodovias constituem o principal modal de transporte, sistema em que a carga é conduzida. No entanto, existem lugares em que as estradas podem ser precárias ou não suficientes, sendo necessário a utilização de outro modal como o aéreo ou o aquaviário.

A Logística de Transportes busca a melhor forma de transportar produtos considerando o custo-benefício. Uma das opções para dar conta da entrega dessas mercadorias é através do transporte multimodal. Entenda como funciona e quais os benefícios e especificidades dessa forma de transporte.

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De acordo com Ivandi Teixeira, doutor em Engenharia de Produção, “o transporte multimodal é a melhor opção para o Brasil, pois a associação de vários sistemas de transporte e a criação de terminais rodoviários, ferroviários e hidroviários reduzem os fretes, incrementam a competitividade dos produtos e permitem uma maior integração territorial.

Multimodal X Intermodal
O multimodal pode ser confundido com o modo intermodal de transporte. Os dois modelos, apesar de serem definidos pela presença de mais de um tipo de modal no processo, divergem em relação aos contratos.

No modelo intermodal a cada troca de modal um novo contrato precisa ser feito com a nova transportadora. Por exemplo, caso a carga esteja em um caminhão, modal rodoviário, e no caminho precise ser transportada em um navio, modal aquaviário, no modelo intermodal será necessário um novo contrato com a empresa marítima. Além disso, no intermodal, em alguns casos, apesar de mudar o meio de transporte, a acomodação e o modo de tração da carga não mudam.

Já o multimodal se caracteriza pela presença de um único contrato inicial da empresa detentora da mercadoria e a empresa que fará o transporte. A transportadora por sua vez se responsabilizará por todas as trocas possíveis entre modais.

Menor dor de cabeça
O primeiro benefício ao adotar o transporte multimodal pode ser observado na diminuição da responsabilidade sobre a empresa produtora da mercadoria em ter que cuidar de vários contratos para transportar seu material. As empresas podem contratar Operadores de Transporte Multimodais que farão todo esse serviço para elas e se responsabilizarão por qualquer problema com a carga.

Expansão no mercado
Outro diferencial que o multimodal pode trazer é ampliar a área de entregas da empresa. A partir do momento em que são usados diferentes modais, áreas com necessidades específicas de transporte serão contempladas. Além de acelerar o tempo de entrega da mercadoria.

Otimização através da tecnologia
O setor de logística de transportes tem sido auxiliado pela tecnologia no processo de gerenciamento da recepção, entrega e armazenagem de produtos. Essa otimização se dá através do uso da tecnologia da informação e tecnologia da comunicação. “Isso impacta de maneira direta a qualidade e a rapidez dos transportes e aumenta o nível de satisfação dos clientes que contratam os serviços de empresas que o utilizam”, afirma Ivandi.

Apesar dos avanços apresentados o especialista em Engenharia de Produção faz uma ressalva: “entendo que no Brasil, os aportes logísticos de natureza multimodal carecem ainda muito de significativos avanços tecnológicos principalmente para atuarem no meio hídrico, o qual deverá se fazer associado às necessidades da intermodalidade de transportes e meios logísticos, principalmente na Região Amazônica Brasileira”.

Multimodais na Amazônia
A Bacia Hidrográfica Amazônica possui potencial para o transporte de mercadorias dentro da região em que se encontra, assim como em direção ao Oceano Atlântico. No entanto, por conta das condições naturais do local, as atividades logísticas não podem ser realizadas de forma plena. “A Logística está inserida neste contexto de forma bastante causal e diria, por que não, de forma involuntária e despretensiosa”, destaca Ivandi que complementa dizendo que os os poucos investimentos feitos nesse sentido não contemplam o potencial que poderia ser alcançado não só na geração de capital, mas na melhoria da vida da população.

II Congresso Nacional de Engenharias
Durante o Segundo Congresso Nacional de Engenharias o professor Ivandi Teixeira estará apresentando uma conferência sobre o tema “Inovações tecnológicas para a logística multimodal na Amazônia Brasileira”. Ele tratará da transversalidade dos modais de cargas mistas e a atuação da intermodalidade de domínio descentralizado. O evento ocorrerá no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, localizado em Belém no estado do Pará. A programação está dividida em três dias, com início na quinta-feira (28/09) e encerramento no sábado (30/09). As inscrições podem ser feitas através do site do evento.

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