Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Conheça 5 áreas de atuação do profissional de Letras que vão além do ensino

As possibilidades de empregabilidade na área de Letras são diversas
Por: Henrique Nascimento 11/05/2018 - 11:04
Profissional de Letras
Profissional de Letras
O que vem a sua cabeça quando pensa em uma profissional de Letras (letrólogo)? Pode ser que de imediato você imagine um professor de língua portuguesa ou de língua estrangeira em uma sala de aula. Muito além dessa figura, as possibilidades de atuação de um letrólogo são amplas. Não conhece? Tudo bem, a gente te apresenta cinco delas. Dá uma olhada!
 
1. Revisão
O profissional de Letras pode trabalhar com revisão de textos. Não existe restrição de gênero textual, ele pode fazer desde a correção de produções acadêmicas, como artigos e TCCs, até ser contratado em uma agência de publicidade para verificar os textos das campanhas.
 
2. Tradução
O curso de Letras pode ter habilitação na língua local e em uma língua estrangeira. Por conta disso, o letrólogo está apto para trabalhar com a tradução de conteúdos. É importante ressaltar que o aluno não precisa dominar a língua estrangeira para entrar no curso, mas isso ainda assim é indicado que, além da graduação, ele faça um curso específico da língua escolhida em paralelo.
 
3. Interpretação
Já pensou em trabalhar fazendo a tradução simultânea de reuniões ou de uma transmissão ao vivo de um evento famoso? Um profissional de Letras pode fazer isso. A carreira de intérprete consiste em utilizar as habilidades com mais de uma língua para intermediar pessoas que precisam se comunicar, mas não falam o mesmo idioma.
 
4. Editoração
Na área de editoração o letrólogo será responsável por verificar se os textos atendem aos requisitos do local de publicação. Por exemplo, se uma revista científica recebe diversos artigos acadêmicos com determinados padrões, cabe ao profissional que trabalha na editoração verificar quais estão dentro desse padrão. Vale lembrar que não é só um trabalho de revisão das normas estéticas ou tipográficas, como espaçamento e tamanho da fonte, mas de adequação do conteúdo ao formato da publicação (revista, livro, e-book).
 
5. Produção Textual
Ser redator é outra linha de carreira possível para o profissional de Letras. Por conhecer as especificidades técnicas da língua e estudar os mais diversos formatos de texto, o letrólogo está apto para produzir textos eficientes. Sendo assim, ele pode atuar em jornais, revistas, agências de publicidade e editoras. No entanto, é sempre bom que nunca pare de se atualizar e, se deseja focar na redação de determinado gênero, é importante fazer cursos extras específicos para se colocar bem no mercado.
 
O curso de Letras da UNAMA tem duração de quatro anos e pode ser feito tanto com habilitação apenas em língua portuguesa quanto em espanhol ou inglês. Ao final do curso o profissional estará capacitado para atuar tanto com as áreas acima como na área de Educação. Caso deseje enveredar pela área do ensino acadêmico, também é possível cursar uma pós-graduação, como Mestrado e Doutorado, e se tornar professor e pesquisador em Letras.
 
Gostou das possibilidades de atuação? Conheça o curso de Letras da UNAMA!

Comentários