Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Conheça 4 curiosidades sobre a geologia

Geólogo estuda rochas e minerais para entender o que acontece no planeta
Por: Katarina Bandeira 29/05/2018 - 16:43 - Atualizado em: 30/05/2018 - 08:50
Profissionais buscam descobrir como os processos do passado podem influenciar no futuro. Foto: Pixabay
Profissionais buscam descobrir como os processos do passado podem influenciar no futuro. Foto: Pixabay

Oceanos, rochas, relevos e a natureza em geral, em sua forma crua ou modificada, são apenas alguns dos elementos que podem ser estudados pelos geólogos. O conhecimento adquirido com os componentes do planeta ajuda os profissionais da área a descobrirem como os processos do passado podem influenciar no futuro, evitando assim a construção de edificações em locais de risco para as comunidades, por exemplo. Esse trabalho também é importante para evitar desastres ambientais, por isso o bacharel é muito solicitado para trabalhar com nichos relacionados à extração de petróleo, mineração e impactos no meio ambiente. Veja quatro curiosidades sobre a profissão:

1. O geólogo tenta prever o futuro olhando para o passado

É preciso se atentar a toda a história geológica da Terra para conseguir prever os efeitos e as consequências de suas mudanças. Como um Indiana Jones das rochas sedimentares, o geólogo estuda desde fósseis até minérios para tentar entender e prever o que pode ser útil para as comunidades. Mas diferente do personagem, para ele, os artefatos valiosos são as próprias rochas. Desastres naturais como deslizamentos de terra, inundações, erupções vulcânicas, terremotos, entre outros, podem trazer riscos às pessoas, por isso, compreender suas consequências - através dos sedimentos - ajuda a pensar em planos que as mantenham as pessoas a salvo.

2. O clima também pode ser estudado pelo geólogo

Outra vertente de estudo dos bacharéis é o clima. As mudanças climáticas do passado são essenciais na busca para achar respostas sobre as alterações no clima nos dias de hoje. Esse tipo de estudo é importante para definir de quanto em quanto tempo nós podemos entrar em uma Era do Gelo e o que seria necessário para que a gente conseguisse sobreviver.

3. Humanos se interessam por geologia desde o século IV

Na Grécia antiga o filósofo  Aristóteles foi um dos primeiros a fazer considerações sobre a Terra. Na mesma época, outros filósofos e especialistas já dissertavam a respeito de rochas e minerais. Anos depois essas observações ajudaram povos, como os romanos, a manusearam de forma efetiva rochas que serviriam para construção de templos, como o mármore.

4.  A erosão das montanhas no presente é a mesma que corroeu no passado

Montanhas são formadas de diversos jeitos, a partir de erupções vulcânicas, por falhas geológicas e até mesmo pela erosão, há centenas de anos. As criadas pela erosão estão, basicamente, mudando de lugar através dos anos, isso porque são formadas por conta do do desgaste das rochas que compõem o relevo em que estão. O processo pode acontecer tanto pela erosão do ambiente ao redor, quanto pelo acúmulo de sedimentos vindo de outros locais erodidos.

 

Deixa nos comentários se você conhece mais algum fato interessante sobre a geologia! E não deixe de conhecer os cursos da UNAMA!

 

Comentários