Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Congresso de Saúde aborda o uso de anabolizantes

90% entre os fisiculturistas, 4,4% dos homens e 2,5% das mulheres praticantes de atividade física, na faixa etária dos 18 aos 34 anos de idade, usam assiduamente os esteroides
Assessoria de Comunicação Por: 20/04/2018 - 15:36
Imagem mostra comprimidos e seringas
Complicações metabólicas e comportamentais podem ocorrer com o uso indevido dos anabolizantes
Por Camille Nascimento
 
O culto ao corpo e a busca pela “beleza fácil” têm enchido as academias e incentivado, principalmente os jovens, ao uso indiscriminado de anabolizantes. No dia 27 de abril, às 15h40, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, será realizada a mesa-redonda “Uso indiscriminado de anabolizantes: mitos e verdades”. A palestra integra a programação do III Congresso Multidisciplinar de Saúde, realizado pela Universidade da Amazônia (UNAMA).
 
O doutorando em Farmacologia e Fisiologia, Kemper dos Santos, estará à frente da atividade. Para ele, é um momento oportuno para se falar sobre este tema. “Infelizmente, os estudos epidemiológicos realizados no Brasil e no mundo não refletem o quantitativo real da população usuária de anabolizantes, pois a maioria teme ou sente vergonha em assumir que consome estes produtos. Os dados chegam a ser alarmantes: 90% entre os fisiculturistas e de 4,4% nos homens e 2,5% nas mulheres praticantes de atividade física, na faixa etária dos 18 aos 34 anos de idade, usam assiduamente os esteroides”, quantifica o professor.
 
Complicações metabólicas e comportamentais podem ocorrer com o uso indevido dos anabolizantes. Os especialistas alertam para os efeitos endócrinos, no sistema reprodutor, danos hepáticos, cardíacos, modulações imunológicas, musculoesqueléticas e psicológicas. Apesar da acessibilidade e da velocidade com a qual as informações atualmente vêm sendo vinculadas, aparentemente, os usuários dos anabolizantes não expressam preocupação quanto aos riscos ou dúvidas acerca deste medicamento. “Eles colocam o objetivo por um resultado mais rápido do perfil físico esperado, como propósito principal no uso dessas drogas. Sendo assim, penso eu, que a questão não está quanto às dúvidas, mas na necessidade da conscientização eficaz dos usuários”, alerta Kemper.
 
Para participar do III Congresso Multidisciplinar de Saúde da UNAMA é só acessar o site http://sereduc.com/bOB5qZ e realizar a inscrição. 
 

Comentários