Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Congresso de Gestão e CODS encerra debatendo sobre políticas públicas e inovação

A programação também contou com apresentação de trabalhos do Programa de Pós-Graduação da UNAMA
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 31/08/2018 - 22:10 - Atualizado em: 03/09/2018 - 09:44

Discutir sobre Governança e inovação socioambiental e a Deliberação de Políticas Públicas foram os principais temais deste terceiro e último dia de programação do II Congresso Brasileiro de Gestão e IX Colóquio Organizações, Desenvolvimento & Sustentabilidades desta sexta-feira (31). Congressistas e demais participantes assistiram aos debates nos auditórios da UNAMA- Universidade da Amazônia, campus Ananindeua, localizado na BR-316.

A programação também contou com apresentações de trabalhos relacionados ao Programa de Pós-graduação em Administração (PPAD), de mestrado e doutorado. Os eixos temáticos tiveram sessões “Accountability e novas tecnologias de gestão pública para o desenvolvimento”, “Intersetorialidade e as proposições de estratégias de desenvolvimento” e “Práticas de gestão e instrumentos de apoio à decisão”.

A governança e a gestão de bacias hidrográficas e o envelhecimento ativo foi um dos tópicos abordados na mesa sobre “Deliberação e Políticas Públicas”. O professor Dr. Ivan Becker Ckagnazaroff explicou o tema. “A minha proposta de discussão desta conferência foi de relacionar as possíveis implicações de espaços deliberativos e inserir os cidadãos nesse contexto e mostrar teorias que podem explicar esse processo na administração pública”, afirmou. A mesa também contou com os professores Dr. Herbert Andrade e Dr. Ramon Oliveras.

Uma proposta de um produto inovador, de origem orgânica e de fácil regeneração no meio ambiente foi proposto na pesquisa da professora Dra. Sylmara Lopes, que falou sobre o assunto durante a mesa “Governança e inovação socioambiental”, juntos com os professores Dra. Cyntia Meireles e Dr. André Pereira. “O estudo foi feito a partir dos desafios e transformações na fabricação de produtos pet e de plástico. Há avanços significativos na indústria, principalmente na região sudeste, mas ainda não superamos o último estágio, ou seja, o método ideal de usar produtos com este tipo de material. O ideal mesmo seria que usássemos materiais de origens mais orgânicas, como plásticos fabricados a partir da fibra da mandioca, mas, para isso, é preciso articular uma série de investimentos para que as indústrias estejam envolvidas nesse sentido”, concluiu.

 

 

Galeria: 
Pesquisadores atentos aos projetos do último diaAcadêmica Michelle Bouth em apresentação sobre “Telemedicina como instrumento de política pública”A tarde desta sexta (31) foi marcada por apresentação de trabalhos científicoA análise do microempreendedor individual foi tema de pesquisaO espaço da mulher e a trajetória no empreendedorismo foi tema de trabalho da acadêmica Joyce CostaAcadêmico Alan Souza em abordagem sobre a “Aplicação da logística reversa na manufatura de vassouras pets”O IX CODS e o II Congresso Brasileiro de Gestão foram realizados na UNAMA AnanindeuaDr. Ramon Canal Oliveras, da Universidade de Barcelona, em conferência sobre “Deliberação e Políticas Públicas”Inovação Ambiental foi tema de painel no último dia do IX CODS e do II Congresso de GestãoO Dr. André Pereira, da Fundação Getúlio Vargas, fechou a noite de conferências

Comentários