Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Congresso de Exatas e Tecnologia chega ao último dia

Tecnologia e meio ambiente aplicado às engenharias, arquitetura e informática foram temas das palestras
Assessoria de Comunicação Por: Raphael Marinho 02/10/2017 - 11:00

Neste sábado (30), o 2º Congresso Nacional de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade da Amazônia  (UNAMA) chega ao último dia.  Alunos, professores e profissionais de Belém e de outros estados discutiram diversos assuntos nas áreas de arquitetura, engenharias e informática.

Na informática, o professor da Universidade Federal do Pará (UFPA) Adailton Lima falou sobre “Startups e tecnologias”. “As startups estão em grande evidência, pois são um forma de empreendedorismo em que há poucos custos na sua implementação e, por trabalhar com ideias, podem ter um grande alcance em pouco tempo”, afirma. Lima ainda apontou a conceituação das startups e também exemplos regionais, nacionais e internacionais.

A preocupação e responsabilidade dos profissionais com o meio ambiente esteve presente nas discussões das três áreas de conhecimento do Congresso. Nas engenharias, a questão ambiental foi discutida desde o primeiro dia e, durante a palestra “Uso de resíduos na construção civil para a produção de concretos”, o professor da Universidade de Brasília (UNB) Cláudio Pereira tratou do panorama de descarte de resíduos na capital do país e de possibilidades para o reaproveitamento.

A arquiteta Heluza Sato debateu sobre a perspectiva profissional na cobrança de honorários. “Quando o profissional assina um projeto, ele assume a responsabilidade técnica. Por isso, é fundamental saber cobrar”, aponta. Na palestra, Heluza apresentou os sites do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (http://www.cau.org.br) e do Instituto de Arquitetos do Brasil (http://www.Iab.orga.br), que disponibilizam  ferramentas e tabelas que facilitam o cálculo dos honorários.

O congresso seguiu pelo turno da tarde com palestras sobre as influências das mudanças climáticas, novas tecnologias de transmissão e distribuição de energia elétrica, as questões da psicologia aplicada aos projetos de arquitetura e designer, engenharia biológica, gamificação e muitos outros temas voltados a questões regionais e nacionais. A programação chega ao fim com o torneio de games "Amazônia Warrior’s E-Sports".

Fotos: Rayanne Bulhões e Brena Marques

Galeria: 
II Congresso Nacional de Exatas e Tecnologia, de Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores e InformáticaII Congresso Nacional de Exatas e Tecnologia, de Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores e InformáticaII Congresso Nacional de Exatas e Tecnologia, de Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores e InformáticaII Congresso Nacional de Exatas e Tecnologia, de Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores e InformáticaII Congresso Nacional de Exatas e Tecnologia, de Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores e InformáticaII Congresso Nacional de Exatas e Tecnologia, de Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores e InformáticaII Congresso Nacional de Exatas e Tecnologia, de Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores e InformáticaII Congresso Nacional de Exatas e Tecnologia, de Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores e Informática

Comentários