Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Click UNAMA


Congresso de Exatas abre programação com minicursos

Inovações tecnológicas foram as principais abordagens nas áreas de Engenharia, Informática e Arquitetura
Assessoria de Comunicação Por: Vanessa Van Rooijen 28/09/2017 - 17:45 - Atualizado em: 02/10/2017 - 10:52

A programação do 2º Congresso Nacional de Ciências Exatas e Tecnologia, promovido pela Universidade da Amazônia (UNAMA), começou na manhã desta quinta-feira, 28, com diversos minicursos nas áreas de Engenharias, Informática, Arquitetura e Design de Interiores. Profissionais renomados da área transmitiram conhecimento para os estudantes sobre as novas tecnologias. O evento está ocorrendo no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém.

Com o tema “Soluções Inovadoras no Espaço Arquitetônico e no Design de Interiores”, os estudantes de arquitetura puderam entender mais sobre realidade virtual, paisagismo e sketchup. O professor da UNAMA, Rodrigo Lauria, falou sobre “Sketchup para arquitetos e designers”. “Trata-se de um software que oferece agilidade para o profissional, aliado a outros programas. Ele é fundamental para os profissionais e são utilizados nos escritórios e em diversas etapas do trabalho. O minicurso visa atualizar os jovens sobre o assunto, já que, hoje, as empresas buscam pessoas que saibam utilizar essa ferramenta”, afirma.

Gestão de projetos, Energia e Provas de carga foram os temas abordados na programação voltada às Engenharias, que tem como temática “As engenharias no atual contexto tecnológico”. O professor da UNAMA, Carlos Rolim, falou sobre Desenvolvimento de sistemas fotovoltaicos, voltado para a geração de energia. “O objetivo é divulgar mais essa tecnologia, que não é cara e tem retorno para a sociedade, podendo substituir as concessionárias. Esses painéis tem uma vida média de 25 anos, então fizemos cálculos e análises durante o minicurso, a partir de planilhas, para entender como funciona a projeção e aplicabilidade desse avanço, além de fazer com que os alunos vendam essa ideia”, avaliou.

“Convergências Tecnológicas” é o tema do Congresso voltado à Informática e discutiu sobre tecnologias atuais da área durante os minicursos. “Fibre: hands-on em ambientes experimentais em internet do futuro”, ministrado pelo professor da UNAMA, Vagner Nascimento, destacou a inovação do hands-on de forma prática. “Hands-on é o funcionamento de um ambiente experimental onde você pode colocar as ideias em um ambiente físico sem que você tenha recursos para isso”, explicou.

A programação continua a noite, a partir das 18h, com a abertura oficial. Em seguida, ocorrerá a conferência de abertura “Mudanças de paradigma em diagnóstico e reabilitação de estruturas de concreto”. A palestra será ministrada pelo engenheiro civil Ênio Pazini, pós-doutor em Construção Civil e Urbana e especialista em Patologia das Construções. O evento segue até sábado, 30. A programação completa está disponível no site eventos.sereduc.com. 

Galeria: 
Acadêmicos participam do 2° Congresso Nacional de Ciências Exatas e TecnologiaAtividades de realidade virtual no minicurso de arquiteturaO curso de arquitetura trouxe Dula Maria, no primeiro dia do congressoO 2° Congresso Nacional de Ciências Exatas e Tecnologia tem a duração de três diasCoordenador de arquitetura, Fernando Navarro, parabenizando o convidado Emersom GomesO professor Rodrigo Fonseca falou da atuação do Design para a ArquiteturaCoordenador Tiago Magella, do curso de Engenharia, ministrou a palestra sobre gestão de projetoProfessor Airton Ishimori abordou o "Fibre" em palestraAcadêmicos atentos as explicações durante Congresso de Exatas, no HangarInfraestrutura para o openstack foi tema de palestra Professor Vagner Nascimento abordou sobre o futuro da internet em minicursoNúcleo de Carreiras em cadastramento de alunos para plataforma do grupo Ser Educacional

Comentários