Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Confira curiosidades sobre a cidade de Ananindeua

Há 75 anos, Ananindeua se tornava oficialmente município e é considerado um dos mais populosos da região Amazônica
Por: 02/01/2019 - 15:40 - Atualizado em: 02/01/2019 - 15:41
Ananindeua é um dos municípios mais populosos do Pará / Divulgação
Ananindeua é um dos municípios mais populosos do Pará / Divulgação

Um dos municípios mais populosos do Pará e o terceiro da Região Amazônica, Ananindeua fica a cerca de 19 km de distância da capital Belém. Tem a segunda maior economia do Pará. De origem ribeirinha, a população estabeleceu-se nas margens do rio Maguari-Açu, fugindo do confronto da Cabanagem, por volta de 1850, com etnias que misturam o caboclo com o nordestino.

Origem do nome

Ananindeua vem do tupi e ganhou esse nome por conta da grande quantidade de árvore chamada Anani, que produz a resina de cerol utilizada para lacrar as fendas das embarcações. De grande porte, a planta tem propriedades medicinais, serve para calafetar embarcações, ensebar cordas e é utilizada até mesmo na fabricação de tochas.

Já o sufixo deua tem diversas significações de origem popular: uma diz que vem de abundância e outra que quer dizer “dar”, por exemplo “Deu Ananin”. A terceira versão, mais aceita entre os moradores, conta que ao invés de ser utilizado um ‘D’ na grafia da palavra era para ter sido utilizado um ‘T’, ficando ‘teua’ ao invés de ‘deua’.

Emancipação

Depois de ser distrito de Santa Izabel e de Belém, Ananindeua se torna em 1943 um Município por meio do Decreto-Lei nº 4.505. Sua instalação ocorreu em 3 de janeiro de 1944. Em 2019, a cidade comemora 75 anos de existência oficial!

Antes cidade dormitório

São consideradas cidades dormitórios aquelas nas quais seus moradores geralmente saem para o trabalho em outros municípios e voltam para casa à noite. Esta realidade passou a mudar em 1960, quando foi inaugurada a BR-010 (Belém-Brasília), quando as indústrias localizadas na capital começaram a se estabelecer ao longo da rodovia.

 

 

Parque Seringal  

É o primeiro museu de Ananindeua. O local pertence ao cadastro Nacional de Museus pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), do Ministério da Cultura, e também Cadastro Nacional de Unidades de Conservação (CNUC) do Ministério do Meio Ambiente.

O parque que fica no bairro do Coqueiro, em Cidade Nova VIII, oferece aos visitantes espaços para lazer com playground, lanchonetes e academia ao ar livre. Também dispõe de anfiteatro e conta com reserva de seringueiras, cultivadas durante o ciclo da Borracha. Sendo um ambiente de preservação ecológica, com visitação gratuita.

 

 

 

Ilhas

São aproximadamente 14 ilhas ao redor do Rio Maguari. As mais conhecidas são Santa Rosa, Igarapé Grande, João Pilatos, Sororoca, Viçoza e a de Boa Esperança.

Existem algumas delas que são bem exploradas pela população e pelos turistas, outras menos e ainda existem as quase intocadas. Quase todas são habitadas e podem-se encontrar povoados com igrejas, campinhos, escolas.

As ilhas são como um centro de reprodução de toda diversidade biológica da floresta Amazônia. Entre os principais atrativos estão os Festivais temáticos, como Açai, da Ilha de Sorocaba e o da Macaxeira, da Boa Esperança. A ilha de João Pilatos é uma das mais famosas e maiores de Ananindeua. Entre as opções de lazer está a trilha de cabeceira, que envolve caminhada pela floresta e passeios de barco.

 

 

Comentários