Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Confira 6 áreas profissionais para mulheres que sonham em ser cientistas

Participação feminina no campo das ciências é de grande importância para a equidade de gênero
Por: 13/02/2023 - 12:37
Mulheres tem grande contribuição na pesquisa científica. Crédito: Freepik

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) estabeleceu o 11 de fevereiro como o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. O objetivo dessa ação  é incentivar a igualdade entre homens e mulheres nas pesquisas científicas. 

Para apoiar essa ação, hoje vamos conhecer 6 áreas de atuação para as mulheres que sonham em se tornar cientistas e contribuir para o desenvolvimento de pesquisas no Brasil. 

Biologia 

Para as mulheres que amam a natureza, se tornar uma pesquisadora em ciências biológicas é uma ótima ideia. Nessa área os organismos vivos e sistemas naturais são estudados a fim de se encontrar soluções para diversos setores da sociedade. 

Para ser um cientista nessa área você precisa realizar a graduação em Biologia. Clique e conheça o nosso curso!

Neurociência

A neurociência tem como foco o estudo do cérebro, da medula espinhal e dos nervos periféricos. Assim, a cientista irá estudar temas como doenças neurodegenerativas, psicologia comportamental, capacidade cognitivas como memória e aprendizado. 

Para se tornar uma neurocientista é preciso concluir uma graduação e em seguida se especializar em neurociência. 

Na Unama temos a oferta da Especialização em Neurociências e Comportamento Humano. Confira aqui

Ciências Sociais 

A cientista social irá estudar a relação do homem com as organizações sociais como a religião, a política, a família e a cultura. Essa profissão é muito importante para compreendermos a sociedade, as causas dos conflitos sociais e os caminhos para uma mudança. 

Confira a graduação em Ciências Sociais na Unama. 

Medicina

Há diversas áreas da medicina que precisam da pesquisa científica, como as doenças virais, as células tronco, a saúde pública e a biotecnologia. Através da especialização é possível tanto atuar no atendimento dos pacientes quanto na realização das pesquisas. 

Linguística 

Para quem ama aprender novos idiomas e adorava as aulas de português na escola, a profissão de linguista pode ser prazerosa. Nela as pesquisadoras estudarão a linguagem verbal, a gramática e a evolução dos idiomas. 

Confira as licenciaturas em Letras - Português e em Letras - Inglês da Unama. 

Farmácia

Nessa área a pesquisadora atuará na pesquisa e testes de novos produtos para o uso da população, como os medicamentos e cosméticos, por exemplo. Confira o curso de Farmácia na Unama.

Comentários