Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Confira 5 dicas para brincar o carnaval com saúde e reduzir os danos

Por: 17/02/2023 - 12:54 - Atualizado em: 17/02/2023 - 13:54
Freepik

Escrito por Thaynara Andrade

O carnaval faz a alegria dos foliões que amam vestir sua fantasia e se jogar nos blocos de rua. Porém, por mais que a euforia para viver intensamente esse momento seja grande, é preciso aprender a curtir com consciência. Por isso, confira essa lista com 6 dicas para reduzir danos à saúde e aproveitar os festejos de momo de uma forma mais leve!

Sexo só com prevenção!

Se jogar na folia é bom, porém não se pode esquecer da prevenção! De acordo com a coordenadora do curso de enfermagem da Unama, Hallessa Silva Pimental, a camisinha ainda é o método preventivo mais eficiente! 

“A principal forma de prevenção é o uso da camisinha em todas as relações sexuais. É importante usar desde o início da relação sexual, porque a partir do momento em que o órgão sexual tem contato com a mucosa, com lesões, secreções e corrimentos, pode nesse momento, já ter a transmissão da IST”, explica. 

Beba com moderação 

O exagero no consumo de bebidas alcoólicas afeta o funcionamento cerebral de diversas formas, o que traz diversas consequências negativas. Confira o que diz a psicóloga Márcia Karine.

"Quando se faz o uso do álcool e das substâncias psicoativas deve-se ter muito cuidado, porque estes provocam reações químicas no cérebro. Isso faz o indivíduo ter uma desorganização comportamental, com crises emocionais em caso de problemas acumulados e até mesmo exposição a situações de risco”, ressalta. 

Beba água e coma alimentos saudáveis! 

Para curtir a festa sem mal estar, o nutricionista Bruno Morais, dá sua dica para cuidar da saúde: 

“Valorize frutas que tenham um alto teor de água como melão, melancia e abacaxi. Além disso, elas têm um teor elevado de açúcar, o que ajuda muito na reposição energética, principalmente para quem vai consumir álcool e andar bastante”, recomenda. 

Além disso, ele ressalta a importância da hidratação do corpo. “A reposição hídrica precisa ser feita através da água e sucos naturais, se deve evitar bebidas industrializadas e  observar a procedência de onde você está comprando os alimentos consumidos.”

Protetor Solar 

É importante também relembrar a importância do cuidado com a pele durante o carnaval. A exposição ao sol pode causar, além da insolação, queimaduras e pode ser fator de risco para câncer de pele, como o melanoma

É preciso evitar se expor ao sol por longos períodos e levar consigo um protetor solar para fazer a reposição sempre que necessário. 

Saiba falar e ouvir “não”

Não é Não! A frase já explica tudo. Qualquer interação como cantadas indesejadas, toques físicos sem consentimento, beijos, puxões, pegadas à força ou qualquer importunação sexual é assédio!

Então fique atento para não ser você a pessoa que passa dos limites e fique sempre por perto de pessoas que você confia e confiam em você.

 

Comentários