Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Confira 10 dicas que te ajudarão a passar no vestibular

As provas de vestibulares e do Enem podem ser complicadas. Por isso, separamos algumas dicas para te auxiliar. Confira!
Por: Henrique Nascimento 04/05/2017 - 12:00 - Atualizado em: 04/05/2017 - 16:37
Fonte: Pressfoto / Freepik Imagem de um aluno respondendo uma prova
Aprenda como se preparar para a prova
Para entrar em um curso universitário é preciso enfrentar o temido processo de vestibular. Durante o período que o antecede é comum que haja insegurança e até mesmo que não se saiba o que fazer para conseguir a aprovação. No entanto, existem dez dicas que podem te ajudar a alcançar o seu objetivo mais tranquilamente. Continue lendo para saber.
 
 
Dicas:
 
1. Plano de estudos 
 
Organização é a palavra inicial. Tudo começa com um bom planejamento do que será estudado ao longo do período anterior ao vestibular. Elaborar um cronograma ou plano de estudos é de extrema importância. Você pode fazer isso de duas formas: elaborando um cronograma inicial prolongado que vá até datas próximas ao vestibular ou construindo um cronograma mensal ou semanal de acordo com as suas necessidades. De qualquer forma não é aconselhável deixar de lado um bom planejamento.
 
2. Experimente diferentes técnicas e horários de estudo
 
No início do seus estudos experimente horários e dias diferentes para cada matéria ou conteúdo. Dessa forma você pode observar os momentos em que foi mais produtivo e construir seu cronograma a partir disso. Nós já falamos aqui sobre como gerenciar seu tempo de estudo, veja.
Experimente também métodos de estudos diferentes e tente compreender de que forma assimila melhor a informação Por exemplo, teste estudar por vídeo-aulas em um dia e por leituras e resumos em outro, dessa forma você encontrará um método que melhor funcione para você, podendo associar também mais de um método ao estudo ou diferentes métodos para diferentes tipos de conteúdo.
 
3. Estude edições passadas do processo de vestibular
 
Várias provas de vestibulares passados estão disponíveis na internet em arquivo digital. É um bom exercício praticar seus conhecimentos com questões de provas anteriores, assim você conhece o formato das questões e os conteúdos mais recorrentes no processo de vestibular que irá fazer.
 
4. Evite distrações
 
Manter o foco é importante. O momento de estudo deve ser utilizado somente para o estudo. Deixe coisas que possam te distrair longe do alcance da sua visão. Não passe o horário de estudo nas redes sociais, caso precise usar o celular ou o computador para estudar, utilize aplicativos e programas que bloqueiam o acesso as rede sociais no período em que precisa manter a concentração.
 
5. Crie um ambiente de estudo
 
Estudar em casa pode ser confortável, mas também pode oferecer muitas distrações. Nesse caso o ideal é que seja estabelecido um lugar fixo de estudos. Separe um ambiente calmo e aconchegante onde possa se sentir motivado a estudar. Coloque seu material de estudo próximo a esse ambiente, assim você evita ter que se locomover toda vez que precisar de algo.
 
6. Organize seu material de estudo
 
Minutos antes de seu horário de estudo diário, vá até seu espaço de estudo, limpe-o, retire o que usou no dia anterior, jogue fora o que precisa ir para o lixo e coloque todo material que vai precisar para começar a estudar naquele dia. Assim somente o necessário vai estar ali, favorecendo o seu momento de aprendizado.
 
7. Cuide da qualidade vida 
 
De nada adianta passar horas estudando e não cuidar da saúde. Para que sua mente funcione bem, todo o seu corpo deve estar bem também. Mantenha as oito horas de sono diárias, uma alimentação regrada com refeições a cada três horas e procure fazer exercícios físicos. Não fique estudando por horas sem se alimentar ou dormir. Valorize momentos específicos de estudo produtivo ao invés de momentos extensos de estudo na madrugada.
 
8. Permita momentos de lazer
 
Foco e disciplina são necessários para manter uma rotina de estudos, contudo isso não significa o fim dos momentos de lazer. Ter tempo para cuidar de si, estar com a família e amigos é extremamente necessário. Separe momentos para se divertir e quando puder associe a diversão aos estudos também. Por que não assistir um filme sobre o assunto de história que está estudando?
 
9. Aproveite todos os recursos que possui
 
Faça tudo o que existe ao seu redor cooperar para uma rotina de estudos eficaz que levará à sua aprovação no vestibular. Siga em suas redes sociais páginas que trazem dicas sobre o vestibular, acompanhe canais de vídeos que fale dos assuntos que você tem estudado. Utilize a biblioteca pública de sua cidade para ler livros cobrados na prova. Esses são só alguns exemplos do que você pode fazer para aproveitar o que tem ao seu redor para conseguir a aprovação.
 
10. Mantenha a calma
Durante o processo de preparação para o vestibular pode ser que as coisas saiam do rumo, nesse momento mantenha a calma e tente pensar numa solução para colocar todas as coisas na rota correta. Não se desespere as coisas vão dar certo. 
 
Tem mais alguma dica? Vai utilizar alguma das dicas acima? Conta aqui nos comentários!

Comentários