Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Computação Gráfica: 5 fatos que você precisa saber sobre essa área da informática

Integrada a diversos setores profissionais, a Computação Gráfica tem se tornado indispensável
Por: Henrique Nascimento 08/11/2017 - 11:11 - Atualizado em: 08/11/2017 - 11:12
Computação Gráfica: 5 fatos que você precisa saber sobre essa área da informática/Freepik
O curso técnico em Computação Gráfica tem curta duração e possibilita oportunidades de emprego em diferente empresas

Diferentes setores do mercado utilizam a Computação Gráfica em seus processos de planejamento e produção. Ela pode ser definida como o conjunto de técnicas que são utilizados para transformar dados em em conteúdo gráfico por meio do computador. Essa transformação pode ser feita através de softwares, programas feitos para computador, e vai desde de um desenho animado até o projeto de uma construção. Por esse motivo, essa é uma área em constante expansão que oferece diferentes tipos de oportunidade. Confira 5 fatos sobre a Computação Gráfica e veja porque ela pode ser uma possibilidade de carreira para você!

1. Com a computação gráfica você pode trabalhar em estúdios de animação (como a Disney ou Pixar)

Uma das possibilidades de atuação em Computação Gráfica é a de animador. O profissional formado em Computação Gráfica é capacitado tanto para trabalhar com imagens estáticas quanto com imagens em movimento. Sonhar alto não é problema, existem profissionais brasileiros que, hoje, trabalham na Disney e Pixar. Um caso de sucesso recente é do animador Leo Matsuda, primeiro brasileiro a dirigir um filme da Disney. Intitulado “Trabalho Interno”, o curta foi para os cinemas no início das exibições do longa “Moana: um mar de aventuras”.

2. Você pode atuar em empresas de desenvolvimento de jogos

Segundo a Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais, o número de empresas do ramo no Brasil aumentou em oito anos cerca de 600% (dados de 2016). Com tantos espaços de trabalho sendo abertos, existe também a necessidade de novos profissionais que trabalhem com Computação Gráfica. Nesses espaços, entre outras atribuições, o profissional pode atuar na modelagem e criação de personagens.

3. Não é necessário saber desenhar para ingressar no curso

É comum associar a questão gráfica da Computação Gráfica ao talento para o desenho. No entanto, Rômulo Pinheiro, coordenador do curso técnico em Computação Gráfica da UNAMA,  afirma que o aluno não precisa necessariamente saber desenhar para entrar na área. Segundo ele, o conhecimento é desejável, mas não obrigatório. Existem atribuições da computação básica que não são direcionadas para o desenho artístico. Por exemplo, caso o profissional trabalhe com a computação gráfica de projetos de engenharia, é muito mais importante ter conhecimentos em desenho técnico e em softwares de CAD, programas de desenho assistido por computador.

4. Ter um nível mínimo de inglês é indicado para ser bem sucedido

Não é obrigatório, mas possuir uma língua estrangeira, de preferência o inglês, é algo indicado. Alguns softwares ligados à Computação Gráfica podem estar nessa outra língua. Hoje, as empresas que produzem programas para computador costumam ter uma versão em Português Brasileiro, no entanto, isso não é regra. Procurar desenvolver o nível instrumental na língua inglesa pode ser um diferencial de carreira. Algo que também será útil para buscar vagas em empresas internacionais do ramo de Computação Gráfica.

5. Você vai estar pronto para o mercado em apenas 19 meses

Uma das vantagens em fazer o curso técnico em Computação Gráfica da UNAMA é a duração do curso. São 19 meses de formação com aulas em apenas três dias da semana. Assim você pode conciliar mais facilmente o curso com outras atividades. Ao finalizar, você estará capacitado para ingressar no mercado e tentar vagas em Jornais, empresas de marketing, empresas de edição de imagens, além das já citadas na matéria.

A área de informática e computação está sempre em modificação. Desde os softwares à conceitos, tendências ou algoritmos, é possível perceber atualizações diárias. Por conta disso, você precisa estar sempre atento às novidades, isso fará diferença na hora de conseguir a vaga de emprego dos sonhos. A busca contínua por conhecimento é de extrema importância para quem deseja se colocar bem no mercado de trabalho. 

Quer trabalhar com Computação Gráfica? Conheça o curso técnico da UNAMA!
 

Comentários