Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Como os resumos podem ajudar nos estudos

Por: 25/04/2022 - 12:35
estudos-resumo-mapa-mental-provas
Como os resumos podem ajudar nos estudos

A maioria dos estudantes já teve de lidar com a seguinte situação: uma enorme carga de leitura e materiais para estudar com pouco tempo para finalizar os trabalhos obrigatórios. Certamente, algo que salvou a maioria foram os resumos dos conteúdos, tenham eles sido feitos por colegas de sala, de autoria própria, ou até mesmo encontrados na internet. Existem resumos dos mais variados assuntos e temáticas, e eles ajudam bastante os estudantes na hora de revisar matérias longas e tópicos complexos. Confira alguns dos benefícios por trás de utilizar resumos na hora dos estudos.

Mapas mentais ajudam a ativar a memória

Uma das maneiras mais eficazes de fazer um bom resumo é construindo um mapa mental, que consiste em anotar os principais pontos do assunto, de modo a formar um organograma que facilite a memorização. Geralmente os mapas mentais funcionam melhor sentido quando o próprio estudante faz, tendo em vista que a escrita dele faz parte do processo de estudar também. É possível, portanto, fazer um mapa mental de um assunto complexo, ou até mesmo muito longo, para ajudar na hora de revisar ou até mesmo de aprender novas coisas.

Informações são absorvidas por mais tempo

Outro benefício em fazer resumos para estudar é que as informações são retidas com mais facilidade e mais tempo. Muitas pessoas conseguem lembrar de resumos que fizeram ainda na época da escola, que ajudaram a aprender um tema específico, uma fórmula matemática, ou até mesmo datas importantes dos livros de história. Claro que ainda é fundamental entender os detalhes de cada assunto, mas alguns temas gerais ficam retidos no longo prazo, de modo que seja mais fácil aprofundar os estudos.

Facilidade em relacionar temas de diferentes matérias

É comum muitas provas e concursos abordarem a interdisciplinaridade, fazendo com que seja preciso relacionar um único assunto com mais de uma matéria para responder a uma questão. A utilização de resumos como estratégia nos estudos faz com que essas relações sejam feitas de maneira mais fluida, auxiliando na hora de intercalar as disciplinas e compreender os assuntos em uma escala mais ampla.

E então, está preparado para colocar em prática o uso de resumos para facilitar os estudos? Conta aqui nos comentários as formas como você usa essa estratégia!

Comentários