Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Como a música clássica pode te ajudar nos estudos?

Por: Jéssica Ibrahin 04/03/2022 - 09:03 - Atualizado em: 04/03/2022 - 09:04
Você já deve ter ouvido falar que um ambiente ideal de estudos deve ser calmo e tranquilo, certo? Mas sabia que ouvir música também pode ajudar na concentração? Mas olha, para a prática dar certo é necessário escolher muito bem as músicas que irão compor a sua playlist, já que músicas agitadas ou cantadas podem mais atrapalhar do que ajudar! 
 
Quer descobrir mais sobre o assunto? Continue a leitura.
 
Abafa ruídos
 
É praticamente impossível conseguir silêncio absoluto na hora de estudar, né? O cachorro do vizinho late, alguém da família assiste TV com o volume lá em cima, os carros buzinam no trânsito… enfim, manter a concentração pode ser bem difícil para a maioria das pessoas. Por isso, escutar música clássica no fone de ouvido pode te auxiliar bastante a bloquear os barulhos indesejados e focar mais na tarefa.
 
Só cuidado com o volume, tá? Ouvir músicas muito altas no fone de ouvido pode acabar prejudicando a sua audição a longo prazo. Procure ajustar o volume de uma forma confortável aos seus ouvidos.
 
Estudos confirmam
 
De acordo com uma pesquisa da organização Britânica Mind Lab, a música clássica é capaz de estimular a memória e ajuda bastante na compreensão do conteúdo estudado. Viu só como vale a pena conhecer mais sobre esse gênero musical?
 
E não para por aqui, tá? Um outro estudo apontou uma situação bem parecida: segundo a Universidade de Caen, localizada na França, estudar cálculos tendo a música clássica como trilha sonora aumenta a concentração em até 12%, em comparação aos alunos que  não costumam ouvir o estilo. 
 
Não sabe por onde começar?
 
Que tal iniciar no universo da música clássica pelos compositores mais aclamados da história? Beethoven, Mozart, Debussy e Vivaldi são alguns exemplos do que pode fazer parte da sua playlist, mas vamos te dar uma força com algumas sugestões, anota aí!
 
 
 
 
 
 

Comentários