Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Como fazer network ainda na graduação

Por: Jéssica Ibrahin 18/02/2022 - 17:07
Pixabay

Se engana quem acredita que uma rede de contatos profissionais só pode ser criada quando já se está inserido no mercado de trabalho. A verdade é que o network deve ser feito desde o primeiro semestre da graduação, sabia disso? Mas para que a prática seja possível, é necessário aproveitar cada momento: palestras, eventos acadêmicos, aulas e até os próprios corredores da universidade. 

Quer descobrir mais sobre o assunto? Continue a leitura. 

Converse com os professores

O corpo docente da sua instituição com certeza tem experiências que vão além da sala de aula, por isso, converse com os seus professores. Muitos deles já passaram pelo mercado de trabalho antes de atuar na academia, conhecem vários profissionais da área, e, por esse motivo, podem te ajudar a dar o start que você precisa. 

Durante a conversa, deixe bem claro os seus interesses e objetivos profissionais, mas sem esquecer de ser um ótimo aluno, tá? Tudo isso vai influenciar na sua imagem. 

Crie um perfil no LinkedIn

Sim, as redes sociais também podem te ajudar a formar um network de peso, em especial o LinkedIn. Afinal, o site é voltado exatamente para quem quer se conectar com pessoas interessantes e capazes de contribuir com a profissão um do outro. O segredo para fazer o uso adequado do LinkedIn é criar um bom perfil, se conectar com as pessoas certas e fazer publicações relacionadas à sua área de atuação. 

Ah, lembre-se de interagir com as suas conexões, comentando e curtindo as publicações mais interessantes. Não adianta nada criar um perfil e não socializar, tá? 

Faça estágio

O estágio é uma das melhores maneiras de criar relações profissionais fortes. Com ele você cria experiências que já podem contar no currículo, conhece pessoas interessantes e tem a oportunidade de mostrar para a empresa todo o seu comprometimento e suas habilidades. Sendo assim, as chances de sair empregado de um estágio são altas.

E ainda que a empresa decida, por algum motivo, não te contratar, ao realizar um bom estágio os seus colegas de profissão podem te indicar para outras vagas que surgirem na sua área. Entendeu o motivo dessa etapa ser tão importante para o seu network? Não perca tempo!

Comentários