Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Como evitar brigas em trabalhos em grupo

Por: Jéssica Ibrahin 07/02/2022 - 15:49
Pixabay
Ouvir falar em trabalho em grupo pode causar apreensão em muitos estudantes universitários. Afinal, a má distribuição de tarefas entre os integrantes da equipe tem o poder de instigar muitas brigas e desentendimentos com os colegas de turma. Mas não é necessário alimentar essa preocupação excessiva, tá? Existem formas de amenizar os atritos durante o desenvolvimento de um trabalho em grupo. Quer descobrir como? Continue a leitura.
 
Selecione a sua equipe
 
Se você tiver poder de escolha, tenha muito cuidado ao selecionar os componentes da sua equipe. Antes de colocar a amizade como primeiro e único critério, tente se agrupar com pessoas que sejam dedicadas e responsáveis com as tarefas cotidianas da graduação. Por isso, nada de chamar para o seu grupo aquele amigo que deixa tudo para última hora, certo? Todo esse cuidado inicial vai impactar diretamente no sucesso do trabalho, pode confiar!
 
Divisão justa de tarefas
 
A função de cada integrante da equipe deve ser distribuída de forma inteligente e proporcional, levando sempre em consideração as habilidades pessoais de cada um. Por exemplo, quem tem facilidade com a oralidade, terá um domínio maior ao apresentar o trabalho para a sala inteira, em comparação àquela pessoa que treme só de pensar em falar em público, concorda? 
 
Para as pessoas mais tímidas é bem mais sensato designar trabalhos como pesquisa ou montagem de slides, por exemplo. Assim, é possível reduzir as chances de erro durante a execução do trabalho, enquanto toda a equipe permanece confortável com as suas obrigações. 
 
Defina prazos
 
Tem quinze dias para entregar o trabalho finalizado? Em uma semana é preciso ter, pelo menos, a metade encaminhada. Para garantir que os prazos sejam cumpridos, é interessante realizar reuniões periódicas com a equipe, checar se cada um está fazendo a tarefa que foi designada e identificar e solucionar problemas que possam surgir.
 
Preparado?
 
Lembre-se que aprender a trabalhar em harmonia com pessoas diferentes é essencial para o seu crescimento na vida universitária e também no mercado profissional. Por isso, ouça os seus colegas com atenção e aproveite a oportunidade para aprender ainda mais sobre a vivência do trabalho em equipe.
 

Comentários