Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Como desenvolver bem o pré-projeto pode ajudar a tirar uma boa nota no TCC?

Por: Ruan Reis 29/04/2022 - 17:30
Pixabay

Quem é universitário já sabe que, ao fim do curso, é preciso desenvolver um Trabalho de Conclusão de Curso, o famoso e temido TCC. Mas calma, não se desespere, antes mesmo de colocar a mão na massa, você terá que desenvolver seu pré-projeto de pesquisa.

Mas o que é isso?

Vem comigo que eu te explico! 

O pré-projeto é a primeira parte do trabalho final. Ele é fundamental para você conquistar uma excelente nota no TCC, pois será o guia de todo o seu projeto de pesquisa, e quanto mais bem feito, menos dificuldades você terá quando realmente estiver realizando aquilo que planejou.

De acordo com o professor do curso de Jornalismo da UNINASSAU Recife, Gabriel Marquim, tudo começa com a escolha do tema. “Reflita bem sobre isso. Você deve procurar um tema com o qual tem relação, de preferência uma relação que entusiasme você, e sobre o qual já tenha um certo conhecimento.” 

É sempre bom lembrar que você estará debruçado sobre a temática que escolher por um ano ou mais, então é importante que se interesse por ele. 

Se liga que outro passo fundamental é escolher bem a modalidade que usará. Se você for da área de jornalismo, por exemplo, poderá escolher fazer uma monografia, uma série de reportagens, um documentário, entre outros! A dica de ouro que o professor Gabriel dá para você é refletir sobre a viabilidade de trabalhar aquele tema com a modalidade escolhida.

A última dica é pesquisar o máximo que puder sobre o seu tema e ler artigos científicos já publicados no Google Acadêmico. Isso aumentará seu repertório e te deixará mais ambientado no estilo de escrita que o TCC exige.

O importante, caro(a) leitor(a), é que a conclusão da graduação, geralmente, é o desdobramento de todo o curso. De fato, você conclui a graduação como a viveu. E o TCC, muitas vezes, abre novas portas para o mundo profissional que se inicia. Por isso, vale a pena se dedicar bem ao pré-projeto de pesquisa e ao trabalho final. O TCC é o coroamento do processo de graduação e o estopim da vida profissional.

Comentários