Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Como conseguir uma bolsa de intercâmbio em 2023

Por: 01/03/2023 - 13:35 - Atualizado em: 01/03/2023 - 13:33

Escrito por Thaynara Andrade

Realizar um intercâmbio é uma experiência transformadora para a vida! Além de estudar em uma universidade de outro país é possível mergulhar em uma cultura, idioma e realidade social diferente. 

Assim, para ajudar os alunos que sonham em ser intercambistas conversamos com Gisele Niizoki que trabalha na agência de intercâmbio S7 e que nos deu algumas dicas sobre como encontrar bolsas de estudo em 2023.

Confira:

Pergunte na própria universidade

O primeiro caminho para o estudante realizar seu sonho de estudar no exterior, é conferir se existe na sua faculdade algum programa de intercâmbio. Isso porque, essas instituições podem fazer parcerias com outras entidades e desenvolver programas que ofereçam esses benefícios. 

Universidades estrangeiras 

Uma das alternativas mais viáveis para fazer intercâmbio é consultar os programas de universidades pertencentes ao país que você deseja viajar. Por exemplo, a Torres University da Austrália oferece diversas modalidades de cursos para imigrantes. 

Sites governamentais

Em sites oficiais dos países, como o France Diplomacy, muitas vezes são oferecidos programas de incentivo ao intercâmbio. Você pode pesquisar essas oportunidades tanto pela internet quanto visitar o consulado do país no Brasil para conferir.

Procure em organizações 

Além das universidades e entidades governamentais, sejam elas sem fins lucrativos ou empresas privadas, buscam incentivar a educação por meio de bolsas de intercâmbio. 

Dois exemplos, são a Fundação Estudar que realiza o projeto Estudar Fora e o banco Santander que oferecem oportunidades para os brasileiros através da iniciativa Bolsas Santander Ibero-Americanas.

Agências de Intercâmbio

Se você quiser uma ajuda mais completa, com direito a orientação de profissionais qualificados para te guiar, uma ótima alternativa é buscar agências de intercâmbio. 

Através dessas agências você terá um direcionamento sobre quais países, cidades e entidades entrar em contato, além de como escolher a oportunidade de intercâmbio mais adequada.

 

Comentários