Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Carreiras


Como conseguir um emprego antes de concluir a graduação?

Por: 06/05/2022 - 10:49
Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Por Lara Tôrres

Todo jovem que decide iniciar seus estudos universitários almeja conseguir um bom emprego e ter boas condições de vida após sua formatura. No entanto, nem sempre o aluno tem tanto tempo assim. 

Seja por querer garantir uma experiência mais ampla no currículo desde cedo ou por necessidade de pagar as contas - inclusive mensalidades do curso - não são poucos os estudantes que buscam estudar e trabalhar em paralelo.

O mercado de trabalho segue cada dia mais competitivo e conquistar um emprego pode não ser tão fácil, sobretudo se o estudante tiver que disputar vagas com profissionais mais experientes. 

Antes de mais nada, pense

A professora Regina Cleide Teixeira, docente no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPAD; Coordenadora Nacional da Escola de Negócios do Grupo Ser Educacional e da Unama Alcindo Cacela, destaca a importância do jovem universitário entender o que são soft e hard skills, e como usá-las a seu favor. 

“As soft skills são tratadas aqui como habilidades pessoais e intangíveis, tais como: colaboração, flexibilidade, resiliência, comunicação eficaz; orientação para resultados; trabalho em equipe e liderança que um futuro profissional deve possuir”, explica ela. 

Regina também conta que as hard skills são “capacitações, cursos técnicos, graduação bacharelado, licenciaturas e tecnológicos em andamento e certificados de qualificação adquiridos em experiências vividas no ambiente universitário”.

Desenvolver e compreender tais habilidades, segundo a professora, é “o primeiro passo para um acadêmico que almeja o seu primeiro emprego”, tornando necessário que o aluno faça uma auto-análise para identificar habilidades, pontos fracos e objetivos a curto, médio e longo prazo.

Após obter as respostas necessárias, o estudante precisa pensar em atividades que lhe permitam ter experiência, como estágios, um trabalho freelancer ou temporário e participar de um projeto social como voluntário. 

Ao mesmo tempo, é preciso que o jovem universitário invista no aprimoramento de seus conhecimentos por meio de cursos profissionalizantes, palestras, eventos e projetos acadêmicos e, em simultâneo, construir uma rede de contatos profissionais.

O que as empresas buscam?

Os cursos que fornecem hard skills já não são suficientes para garantir a contratação. Regina explica que as soft skills evidenciam ao recrutador quais profissionais pensam “fora da caixa” e podem contribuir com o sucesso da empresa. 

Com relação às soft e hard skills, a professora Regina destaca algumas como primordiais e atualmente observadas no momento de recrutamento:

  • Formação acadêmica

  •   Boa comunicação

  •  Relacionar-se bem com os outros - relacionamento interpessoal

  •   Êxito nas experiências profissionais anteriores caso tenha.

  •  Saber trabalhar com foco no objetivo, organizar a sua agenda e planejar as suas tarefas

  • Respeito pela diversidade

  • Saber trabalhar em equipe

  • Estabilidade empregatícia analisada pelo currículo caso tenha experiências anteriores

Prepare o currículo cuidadosamente

Regina recomenda que o estudante faça seu currículo com uma formatação básica, organizada e objetiva. O documento também não deve conter cores e imagens demais, muito menos erros de grafia, e precisa ser salvo em formato PDF (a não ser que a empresa peça outro formato). É interessante inserir também documentos como cartas de recomendação, diplomas, certificados, portfólios, caso seja exigido pelos recrutadores. 

As informações pessoais e de contato, como o seu nome, idade, telefone, e-mail, redes sociais profissionais (como o LinkedIn, Instagram e Facebook profissionais, por exemplo).  Em seguida, forneça informações sobre a sua vida acadêmica. Por exemplo: o nome da instituição de ensino, curso, período que você está cursando e cursos realizados. 

Invista também em detalhar suas experiências profissionais anteriores (se tiver), quando relacionada ao seu curso, organizando do trabalho mais recente para o mais antigo. É importante fazer uma breve descrição sobre a função exercida em cada ocupação. 

Confira, a seguir, outros tópicos importantes para listar no currículo:

Objetivo profissional - Indique o cargo almejado e a área em que quer trabalhar, pensando na aderência ao cargo anunciado na vaga. 

Resumo - Escreva, objetivamente, um ou dois parágrafos para apresentar as suas experiências, caso tenha, e destaque as principais empresas ou setores em que trabalhou.

Competências e habilidades - Apresente suas soft e hard skills não inseridas nos tópicos anteriores que chamem a atenção do recrutador. Relacione-as diretamente aos campos anteriores.

Informações complementares - Aqui entram informações que não se encaixam em nenhum tópico anterior. 

CUIDADO: inclua apenas competências, habilidade e atitudes relevantes à vaga desejada.

E você, estudante? Está buscando um emprego ou focando apenas nos estudos? Conte-nos! Não se esqueça: a UNAMA conta com diversos cursos em diferentes áreas para te ajudar a conseguir um emprego no que quiser!

Comentários