Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Comece o ano de 2018 economizando

À medida em que as pessoas dominarem os fundamentos da economia, verão que ela não é um bicho papão
Por: 08/01/2018 - 10:36
À medida em que as pessoas dominarem os fundamentos da economia, verão que ela não é um bicho papão/Pixabay
À medida em que as pessoas dominarem os fundamentos da economia, verão que ela não é um bicho papão/Pixabay

Por Rafaella Sabino
 

Final de ano é aquele momento em que as pessoas tiram um tempo para reformar a casa, comprar roupas novas, participar de festas e amigos-secretos. Tudo isso demanda algo muito importante, porém escasso para todos: o dinheiro. Geralmente, essas e outras despesas acabam recaindo sobre o 13º salário. E, quase sempre, as contas passam do ponto. Pensando nisso, para começar o ano de 2018 equilibrando os gastos e acertando as dívidas, elaboramos algumas dicas que podem te ajudar a economizar e fazer seu dinheiro ser ainda mais rentável. Confira!

Não gaste mais do que você ganha

“Economizar não está em como você guarda dinheiro, mas exatamente em como investe os recursos de que dispõe”, afirma o professor, mestre em Economia e coordenador do projeto de extensão em Economia Solidária da UNAMA, João Cláudio Tupinambá Arroyo. “A importância está na consciência que o agente econômico, tomador de decisões, tem dos recursos disponíveis e objetivos escolhidos para gastar”, complementa.

O professor explica que para começar a economizar, é necessário primeiramente conhecer sua situação econômica, ou seja, listar os recursos que dispõe e as demandas que deve atender. Em seguida, deve-se equilibrar essa relação. “Neste ponto, é duro, mas não há como ganhar capacidade de ‘fazer economia’ se as despesas forem maior do que as receitas. O centro do desafio é a mudança de comportamento. Se há desequilíbrio, o agente terá que definir cortes nas despesas ou aumentar as fontes de receitas”, diz.

Para João Cláudio, a única saída é a autoeducação. “À medida em que as pessoas dominarem os fundamentos da economia, verão que ela não é um bicho papão”, finaliza o professor, que apresenta o quadro Economia Não é Bicho Papão, da TV Unama.

Confira as dicas:

1 - Como os planos de saúde estão cada vez mais caros, reavalie as opções mais simples.
2 - Avalie se é melhor consertar ao invés de comprar um produto novo.
3 - Guarde seu cartão de crédito em casa e pague tudo à vista. Caso você tenha abusado dele, aproveite os programas de pontuação.
4 - Se sua renda for variável, o cuidado deve ser maior. Faça uma média dos últimos 12 meses e identifique os períodos em que você ganha mais e menos. Organize-se para pagar seus custos fixos e, quando ganhar acima da média, guarde o restante em uma poupança.
5 - Organize-se para pagar todas as contas assim que entrar o seu salário. Assim fica mais fácil de visualizar quanto dinheiro sobra, além de evitar que você esqueça de quitar algum débito.
6 - Tenha um cofrinho e junte todas as moedas que passarem por suas mãos.  
7 - Diminua as saída para restaurantes, barzinhos e shows.
8 - Crie prazos para seus objetivos. Até quando você quer pagar aquela dívida? Daqui a quanto tempo você quer comprar tal produto?
9 - Tenha uma poupança mensal e a considere como uma dívida externa.
10 - Economize água e energia. Além de ser uma atitude cidadã, você estará economizando dinheiro.
11 - Prefira atacados à supermercados e sempre faça pesquisas de preço.
12 - Leve seu almoço e lanche para o trabalho ou faculdade.
13 - Caso precise cortar a academia, pratique esportes ao ar livre.
14 - Siga a regra dos 50, 15, 35. Ou seja, separe 50% da sua renda para gastos essenciais, como moradia, alimentação, transporte, educação; 15% para prioridades financeiras, como pagamento de dívidas mais urgentes ou para a poupança; e 35% para hobbies e 35% para gasto relacionados a lazer, cuidados com beleza, academia, dentre outros.

E você? Como costuma planejar seus gastos financeiros? Conta para a gente! Conheça também o curso presencial de Ciências Contábeis da UNAMA!

 

Comentários