Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Coleção “Samba Moda” conquista festivais em Belém

Ao todo, 20 looks farão parte de acervo de apresentação na Feira Livre de Arte e Cultura
Assessoria de Comunicação Por: Rayanne Bulhões 28/09/2018 - 09:22
Imagem mostra  modelo de vestido da coleção
Os modelos em destaque no desfile foram inspirados em compositores e intérpretes

O curso de Bacharel em Moda da UNAMA – Universidade da Amazônia - vai levar 20 looks das coleções “Samba Moda” para a Feira Livre de Arte e Cultura, promovida pela Fundação Cultural do Estado do Pará. O desfile, montado por alunos do último semestre do curso, vai acontecer no próximo sábado (29), a partir das 19h, no Centro de Eventos Ismael Nery (CENTUR). A ação tem por objetivo o desenvolvimento artístico e sociocultural, com estímulo ao mercado criativo, à inventividade.

Os modelos em destaque no desfile foram inspirados em compositores e intérpretes, a partir da história musical de Cartola, Beth Carvalho, Gonzaguinha, Noel Rosa, Zeca Pagodinho, É o Tchan, Clara Nunes, Elza Soares, Marisa Monte, Martinho da Vila, Ari Barroso, entre outros. O desfile contará ainda com o apoio do curso de Tecnólogo em Estética e Cosmética da UNAMA, na produção do backstage - com cabelo e maquiagem.

Para o coordenador do curso de moda da UNAMA, Fernando Hage, a coleção traz no vestuário a construção do samba na história, cultura e memória. “Cada peça retrata uma composição musical, um universo de inspiração, uma materialização da viagem pelo universo do artista”, ressaltou o coordenador do curso de moda.

Essa é a segunda participação dos alunos com a coleção “Samba Moda”, em Belém. O primeiro foi realizado no início de setembro, no Parque Shopping. Além dessa, uma segunda coleção “Vôo de Texturas”, composta por dez looks, vai ser apresentada pela primeira vez, exclusivamente para a Feira. Todos são produtos das avaliações interdisciplinares referentes ao 3º semestre, o qual envolveram fotografia, criação e elaboração de produtos.  

De acordo com a Reitora da UNAMA, Betânia Fidalgo, a universidade tem esse papel de ser fomentadora de troca de conhecimento. “É de fundamental importância o compartilhamento do saber acadêmico, aqui transformado em peças. Elas retornam à sociedade com uma nova representatividade, que nos proporcionam um resgate da memória, incentiva a criação e finaliza com a inovação”, ressaltou.

A programação do centur é inspirada nas feiras livres de rua e tem como proposta reunir arte, cultura, diversão e empreendedorismo em uma expressão coletiva, de forma sensorial, singular e transformadora. Além do desfile, a Feira Livre de Arte e Cultura vai trazer exposições de artesanatos, peças de modas, comidas e atrações musicais. O evento é aberto ao público, a partir das 17h.

Serviço:

Desfiles “Samba Moda” e “Vôo de Texturas”

Data: Sábado, 29 de setembro
Local: Centur – Avenida Gentil Bittencourt N°650 (Dentro da programação da Feira Livre de Arte e Cultura)
Horário: A partir das 17h
Entrada Franca.

 

Comentários