Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


A colação de grau pode ser atrasada para o estudante continuar no estágio? Entenda

Coordenadora explica quais as alternativas para os universitários que estão se formando, mas ainda precisam concluir o período de estágio
Por: 26/08/2022 - 12:39 - Atualizado em: 26/08/2022 - 13:26
Grupo de três pessoas em frente a um computador
Estágio é parte importante da vida do universitário (Foto: Freepik)

Por Thaynara Andrade

Um dos momentos mais esperados pelos estudantes do ensino superior é a colação de grau, cerimônia acadêmica na qual o concluinte receberá o seu diploma de graduação após anos de dedicação aos estudos. Entretanto, por mais que seja muito aguardada, algumas circunstâncias podem fazer com que os alunos cogitem adiar a concretização desse momento.

Uma delas é quando o período de estágio, que só pode ser realizado enquanto o aluno estiver matriculado na instituição de ensino, se choca com o encerramento do seu curso de graduação, de modo que o estudante pode querer avaliar um possível adiamento da colação de grau para conseguir terminar sua experiência profissional.

Sobre a possibilidade de realizar essa ação, a Coordenadora Nacional da Escola de Negócios do grupo Ser Educacional e da UNAMA Alcindo Cacela, Regina Cleide Teixeira, esclareceu algumas dúvidas aos estudantes:

É possível ser estagiário após colar grau?

Segundo a Regina, a princípio, o estágio deve ser realizado apenas durante o período de formação acadêmica do estudante:

“De acordo com a Lei do Estágio, nº 11.788/2008, não é possível. Fica explícito no art. 1º da Lei do estágio as regras que estabelecem quem tem direito ao estágio, assim, é prerrogativa dos estudantes que estejam regularmente matriculados em instituições de ensino superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos”, afirma.

Porém, uma boa notícia para os estudantes, é que foi aprovada uma proposta que permite a prorrogação dessa experiência profissional por um período após a colação de grau:

“Contudo, a pandemia, trouxe uma luz ao fim do túnel, os universitários de todo o país foram agraciados pela a Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados que aprovou uma proposta que permite a prorrogação de estágios por até seis meses imediatamente após a conclusão de curso superior, ressalto que só tem validade para contratos de estágio, os quais tenham sido celebrados entre as partes envolvidas (empresa, universidade e acadêmico) antes da conclusão do curso”,  esclarece a coordenadora.

O estudante pode atrasar sua colação de grau?

A coordenadora explica que o acadêmico pode atrasar a conclusão do seu curso superior por diversos motivos, porém, com certa cautela. “Como recrutadora, oriento aos acadêmicos terem cuidado, caso a decisão seja para permanecer no estágio.  O acadêmico deve pensar nos reflexos de sua atitude.”

Regina ressalta que o adiamento da colação de grau pode trazer efeitos negativos para os estudantes. “Ele pode apresentar um histórico acadêmico que evidenciará um longo período até a conclusão do curso. Este fato poderá levar a questionamentos dos recrutadores em processos de seleção ou demora na inserção no mercado de trabalho. Então, se quiser fazer isso, sugiro analisar o perfil do mercado de trabalho de sua futura profissão.”

O que fazer se não conseguir estágio durante a graduação?

Os estudantes que saíram da graduação sem ter passado pelo estágio de certa forma estarão inexperientes frente ao mercado de trabalho. Como uma saída para essa situação, Regina recomenda que eles busquem vagas e programas específicos para quem ainda está começando.

"Uma dica é participar dos programas trainee que muitas empresas têm em diversos setores da economia. Vejo como uma excelente maneira de inserção no mercado de trabalho para universitários que estão cursando o último ano na universidade e após a colação de grau, já que a maioria dos programas de trainee focam em jovens que estão em conclusão do curso ou que tenham se formado, na maioria das vezes, em até dois anos.” conclui.

Comentários