Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Cine Pipoca promove debate entre alunos e professores

As próximas sessões acontecem nos dias 14 e 21 de novembro, na Livraria Fox e no campus Alcindo Cacela, respectivamente
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 26/10/2018 - 12:16
Ilustração mostra um rolo de filme, uma claquete e um balde de pipoca
Projeto propõe utilizar produções cinematográficas para estimular a reflexão sobre temas históricos
O Núcleo de Responsabilidade Social e os cursos de História e Engenharias da UNAMA-Universidade da Amazônia - realizam o projeto Cine Pipoca UNAMA. O evento acontecerá em duas sessões: a primeira, no dia 14 de novembro, às 15h, no Auditório da Livraria Fox; e o segundo, no dia 21 de novembro, a partir das 14h30, no campus Alcindo Cacela. Esta última data é especialmente dedicada ao Dia da Consciência Negra. 
 
O Projeto propõe utilizar produções cinematográficas para estimular a reflexão sobre temas históricos e entender a sociedade contemporânea.  Após o filme, são realizados debates sobre o universo cinematográfico e a formação histórica e social do mundo atual. Participam do evento alunos da UNAMA e estudantes da educação básica, das redes pública e privada.
 
O filme que será exibido nas ocasiões se chama “Estrelas Além do Tempo”, uma produção de 2016. A história se passa em 1961, durante o período da Guerra Fria, entre Estados Unidos e União Soviética, que disputavam a supremacia na corrida espacial ao mesmo tempo em que a sociedade norte-americana vivia uma grande divisão racial entre brancos e negros. A situação é refletida também na NASA, onde um grupo de funcionárias negras se depara com diversas situações de preconceito. É na empresa que as personagens principais Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe), provam sua competência e conseguir o sucesso profissional. 
 
De acordo com a professora do curso de História e membro do projeto, Luciana Marinho, o objetivo é aliar diversão e formação. “Acreditamos que o entretenimento e cultura podem caminhar juntos na formação de cidadãos com autonomia intelectual capazes de compreender o mundo em que vivem, bem como o seu lugar e seu papel na sociedade em que estão inseridos”, afirmou.
 
Os interessados em participar da atividade podem ligar no telefone (92) 4009-3000.
 

Comentários