Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Cinco dicas de aplicativos para facilitar a vida do estudante

Por: Mari Frazão 08/09/2016 - 00:00 - Atualizado em: 15/06/2017 - 09:29
Foto: Freepik
Tecnologia. Foto: Jan Vašek/Divulgação
Conciliar a vida de universitário, estágio e outras demandas não é fácil. No entanto, a tecnologia pode ser uma excelente aliada para organizar a vida do estudante e melhorar o seu aproveitamento acadêmico. Veja algumas dicas de aplicativos e ferramentas úteis para planejar a rotina e auxiliar no aprendizado: 
 
 
Armazenar seu backup na nuvem deveria ser a primeira preocupação de qualquer universitário. O Dropbox, por exemplo, permite acessar todos os seus documentos através do computador ou smartphone e compartilhar pastas com outras pessoas. A ferramenta também possibilita compartilhar links com não usuários, acabando com a antiga dificuldade de enviar arquivos grandes por e-mail. Por fim, o carregamento rápido e o armazenamento das diversas versões de um mesmo arquivo são especialmente úteis para quem está fazendo o TCC: mesmo se o arquivo for corrompido ou se o computador der algum problema, é possível recuperar uma versão anterior e retomar o trabalho sem traumas. O aplicativo está disponível para download em seu site próprio, e nas lojas Apple Store, Google Play e Microsoft Store.
 
A internet pode ser uma faca de dois gumes: ao mesmo tempo em que facilita a vida do aluno, ela também pode ser um grande inimigo da produtividade. Quando o universitário é daqueles que não conseguem passar muito tempo sem dar uma espiada na linha do tempo do Facebook ou Instagram, o SelfControl pode ajudá-lo a manter o foco. O aplicativo bloqueia seus sites favoritos por determinados períodos de tempo, além de criar calendários de estudos com horários de início e fim bem definidos e gerar relatórios com a quantidade de horas investidas no aprendizado. Gratuito, o SelfControl pode ser baixado através da Google Play.
 
Embora sejam um ótimo investimento, livros universitários costumam ser bem caros e pesam bastante no bolso do estudante. Uma ótima alternativa é o Scribd, uma plataforma que reúne milhares de livros digitais sobre diversos temas. Melhor que isso: como o site é acessado por pessoas de todo o mundo, é possível encontrar livros raros e artigos manuscritos, que não estariam a disposição de outra maneira. Outra facilidade é possibilidade de selecionar seus artigos favoritos e criar a própria biblioteca, que está à disposição para ser acessada de qualquer lugar. É possível acessar o Scribd gratuitamente e também mediante o pagamento de mensalidade. Pensado para diversos tipos de plataformas, o aplicativo pode ser baixado na Google Play e na Apple Store.
 
O TED é um excelente aplicativo para expandir seus horizontes: rico em conteúdo, o app reúne palestras sobre diversos temas e ainda pode oferecer dicas para os estudos e colaborar para a formação acadêmica. O TED App é gratuito e funciona nos sistemas operacionais Windows Phone, iOS e Android, podendo ser baixado na Microsoft Store, Apple Store e Google Play.
 
Se organizar é fundamental. Com o Any.do é possível criar listas de tarefas e mantê-las sincronizadas em vários dispositivos, permitindo acessá-las de qualquer lugar. Os projetos de trabalho, compromissos e suas listas, além de estarem em todas as plataformas, ficam dispostas de modo simples e intuitivo. O app ainda oferece uma forma de compartilhar tarefas com outras pessoas. É possível utilizar o Any.do para web, Chrome, Mac, iPhone e Android, baixando-o em suas respectivas lojas, ou em seu site próprio
 

Comentários