Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Cidadania e educação marcam a palestra do PIBID na UNAMA

Projeto é a porta de entrada para a docência após a graduação
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 04/11/2016 - 09:29
Imagem mostra pessoas ao fundo e notebook em primeiro plano
As inscrições podem ser feitas no local do evento, nesta sexta-feira (4)

A Universidade da Amazônia (UNAMA) recebe, nesta sexta-feira (4), o II Seminário Institucional “O PIBID e a Construção de uma Educação para Cidadania”. O evento ocorrerá a partir das 14h, com o objetivo de divulgar o projeto institucional, suas ações e resultados à comunidade acadêmica, escolas parceiras e demais interessados. A palestra de abertura será ministrada pelo professor João Cláudio Arroyo, no auditório David Mufarrej, no campus Alcindo Cacela. As inscrições serão feitas no local do evento.

De acordo com a coordenadora institucional do PIBID/UNAMA, Maria das Graças Lima, a proposta é que os estudantes possam ampliar seus horizontes profissionais enquanto ainda estão na academia. “O programa é uma porta de entrada para a docência e uma oportunidade para que os estudantes pensem na realização do seu fazer pedagógico por meio do diálogo entre a universidade e escola pública”, ressalta.

O projeto é desenvolvido por meio de cinco subprojetos submetidos a aprovação de edital público lançado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que custeia o programa. A ideia é envolver alunos e bolsistas do Programa Universidade Para Todos (ProUni) de cinco cursos da instituição de diferentes semestres. Os subprojetos são interdisciplinares desenvolvidos nas escolas públicas E.M.E.F. Palmira Lins de Carvalho, E.E.E.F.M. Profº Santana Marques, E.E.E.F.M. Ulysses Guimarães, Liceu Escola de Artes e Ofício Mestre Raimundo Cardoso e Unidade de Educação Infantil. Os cursos são de Ciências Sociais, Biologia, Geografia, História, Artes Visuais e Tecnologia da Imagem e Pedagogia.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação inicial de professores para a educação básica. A abertura oficial das atividades teve inicio em março de 2014, sob a coordenação geral da Profª. Maria das Graças da Silva Lima.


 

Comentários