Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Chefs encantam comitê na primeira etapa de competição

Pratos à base de camarões e lombo de vaca foram servidos na UNAMA como preparativo para evento “Arte de Cosinha”
Assessoria de Comunicação Por: Rayanne Bulhões 22/08/2019 - 17:29
Imagem mostra participante do concurso
Evento aconteceu no dia 16 de agosto
Dois pratos portugueses fizeram sucesso durante a primeira etapa da seleção dos chefes que vão competir no evento “Arte de Cosinha - Uma noite gastronômica Luso Brasileira”, promovido em parceria com a UNAMA – Universidade da Amazônia. Quatro docentes de gastronomia da instituição seguiram à risca as receitas originais do livro do cozinheiro real João da Matta, de 1876. A entrada - Sopa Bisque de Camarões - e o prato principal - Lombo de Vaca à Livrenaize - foram preparadas durante três horas, no laboratório de Gastronomia da UNAMA, na última na sexta-feira (16). Cada chef pode escolher um aluno para auxiliar a atividade.
 
Os pratos receberam pontuações nos quesitos correspondentes à apresentação, sabor, textura, entre outros, e foram servidos em pequenas porções ao comitê organizador.  Primeiro as entradas e, posteriormente, o prato principal. O foco era preparar as receitas do exemplar, feitas especialmente para a família real portuguesa no Brasil, pensando na sofisticação, no paladar aguçado e na memória afetiva ao país. “Um dos grandes desafios foi conseguir elaborar as técnicas antigas e equilibrar o sabor. Mas estamos atentos para dar o suporte necessário aos competidores”, disse o membro da comissão organizadora da competição, Ivie Manescky.
 
Após demonstração e apuração das notas, os competidores vão direto para a segunda etapa, que vai ser o jantar magno, no dia 28 de agosto, no Hotel Princesa Louçã – um dos organizadores do evento. Dois outros pratos vão ser preparados para um júri técnico e convidados. A etapa final será no 14 de setembro, às 19h, na pérgula da piscina do Hotel, e contará com a votação popular.
 
Para a reitora da UNAMA, Betânia Fidalgo, é um orgulho poder celebrar esse encontro com culinária portuguesa. “Esses já são os quatro chefes que vão estar representando a bancada na noite gastronômica e terão ajuda de outros dez alunos para a composição dos pratos. Nós estamos muito felizes com o resultado. É a gastronomia da UNAMA mostrando o seu valor, a identidade e prestigiando a cultura portuguesa”, disse a reitora.
 
O grupo vencedor ganhará o livro “Arte de Cosinha”, insumos portugueses, uma hospedagem no Hotel Princesa Louçã e uma passagem para Lisboa. Todo o valor do ingresso será revertido para o Projeto de Preservação de 460 livros raros da Biblioteca Fran Paxeco, na sede do Grêmio Literário e Recreativo Português, parceiro da programação. “Estamos encantados com que foi apresentado hoje, nesta seletiva. As entradas foram as minhas favoritas. Foi uma ideia muito feliz. Aumentou ainda mais a expectativa para a final da noite gastronômica”, comentou a restauradora da biblioteca do Grêmio Literário e Recreativo Português, Étel Valentina.
 
Além da reitora da UNAMA e a restauradora da biblioteca do Grêmio Literário e Recreativo Português, os pratos foram avaliados pelo administrador do Hotel Princesa Louça e presidente da Associação Comercial, Clovis Carneiro, o gerente geral do Hotel Princesa Louça, Joel Monteiro, a vice-cônsul de Portugal, Maria Fernanda Pinheiro, e o presidente da Comunidade Luso Brasileira, Luís Otávio Monteiro.
 

Comentários