Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Carreira é influenciada pelo relacionamento interpessoal

Especialista da UNAMA dar dicas para trabalhar em equipe no mundo corporativo
Assessoria de Comunicação Por: Rayanne Bulhões 24/01/2020 - 18:01
Uma carreira de sucesso depende de vários fatores, mas um dos principais eixos é um bom relacionamento interpessoal. Alguns gestores costumam ajustar - por perfil - determinados colaboradores e acompanhar o desenvolvimento em equipe. A qualidade do trabalho influencia diretamente na possibilidade de ascensão de carreira.
 
Para o professor da UNAMA – Universidade da Amazônia, mestre em administração e especialista em gestão de empresas, Edmilson Duarte Corrêa, o primeiro passo é saber trabalhar com as pessoas – isso envolve as chefias, colaboradores e clientes. “No mundo organizacional a gente não consegue entender ou verificar com quais pessoas vamos lidar. Porém, esse relacionamento precisa ser restabelecido para que as pessoas possam receber o melhor em termos profissionais e da mesma forma conseguir entregar o melhor. E nessa troca ocorrer uma relação de respeito”, disse o professor, Edmilson Duarte.
 
 Entre os principais erros, segundo o especialista, está o colocar os objetivos pessoais acima dos objetivos organizacionais. “Outro limite, é entender que as equipes – como um todo – só tendem a crescer quando não tem como foco o próprio objetivo e, sim, o objetivo da organização, porque as metas alcançadas trazem benefício a todos. Nada isolado. É a migração do ‘eu’ para o objetivo ‘nós’”, ressaltou o professor.
 
Repetidas vezes em um mesmo problema, além de desarmonizar o grupo, acaba por criar uma imagem muito negativa perante a organização. “É muito comum haver conflitos de interesses, possíveis ruídos na própria comunicação. Alguns comportamentos devagar vão se destoando do todo e essas pessoas passam a se distanciar de todos e começa a ficar em evidência, porém, de maneira negativa. O que, se não tratado pela equipe de recursos humanos ou pela liderança, esse colaborador pode vir a ser desligado da organização”, ressaltou.
 
Alguns fatores podem melhorar, principalmente, as rotinas da vida profissional em equipe:
 
•Estimule o feedback
É válido pontuar o que foi positivo na semana, bem como estimular para que os demais funcionários possam contribuir com novas ideias;
•Ajudar o outro
Em geral, ser prestativo, auxiliar no equilíbrio dos trabalhos, pedir orientação ou aconselhar alguém também traz aproximação do grupo; 
•Saber comunicar
Ponto chave pelo bom zelo em um ambiente de trabalho. Por vezes, o tom de voz ou uma comunicação mais violenta, tende a desequilibrar o ambiente de trabalho, bem como o relacionamento diário;
•Evite conflitos
Cada colaborador tem as próprias características e como qualquer ser humano pode haver um dia ruim. Cabe ao demais saber respeitar os limites e mediar para que mantenha um ambiente o ideal para todos. Evite discussões desnecessárias. Jamais traga problemas de casa para o ambiente de trabalho e, sempre que necessário, procure ajuda.
 

Comentários