Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Carnaval: período requer cuidados especiais com os pets

Caso o tutor tenha que deixar o animal sozinho é necessário preparar o ambiente para evitar problemas
Assessoria de Comunicação Por: 10/02/2023 - 10:54

Por Wesley Costa

O Carnaval é uma época de muita animação e comemoração, mas também pode ser estressante e perigoso para os animais de estimação. Por isso, é importante ter alguns cuidados para garantir que eles fiquem seguros e confortáveis, principalmente, se o tutor pretende viajar e passar uns dias longe. Veterinário da UNAMA - Universidade da Amazônia fornece dicas e orientações que irão contribuir com a segurança e bem-estar dos animais neste período.

Uma das principais orientações é não deixar o animal sozinho e sem supervisão, mesmo que seja por um dia. “Quando os animais ficam sozinhos podem se acidentar de forma muito grave, causando prejuízo para a saúde ou até mesmo o óbito do pet. O ideal para quem vai viajar é procurar uma babá de pet, deixar o animal em uma creche com boas referências ou ainda, ter alguém de confiança”, explicou o médico veterinário e coordenador-técnico da clínica-escola de veterinária da UNAMA, Rychel Teixeira.

Caso o tutor não tenha uma alternativa e precise deixar o animal só, é necessário preparar o ambiente para evitar qualquer tipo de problema. “Esse preparo do ambiente deve ser da seguinte forma: Preferir lugares pouco acessíveis a estruturas que possam oferecer riscos como, por exemplo, objetos pontiagudos, materiais que possam quebrar, plantas, produtos de limpeza ou medicamentos que o animal possa vir a ingerir. Deve-se ainda ter cuidado com portas e janelas, deixando tudo sempre bem fechado”, afirmou.

Caso o responsável consiga uma companhia para ficar com seu pet, a dica é repassar toda informação necessária sobre a rotina do animal. “Se o tutor tiver uma pessoa que vai cuidar dele nesse período, ele deve avisá-la sobre o ambiente que esse pet está acostumado.  É necessário especificar as necessidades que o animal tem de alimentação, horários de passeios, água e também, se possui bom convívio social com outros animais ou não”, ressaltou o professor.  

 

Confira mais dicas:

 

  • Evite levá-los a festas ou desfiles, onde podem ser expostos a barulhos ensurdecedores, multidões e possíveis acidentes;


 

  • Certifique-se de que seu pet tenha uma identificação adequada, como um colar com um nome e telefone, caso se perca;


 

  • Mantenha sempre uma fonte de água fresca disponível, especialmente se você estiver levando-o consigo durante o dia;


 

  •  Lembre-se de que os pets podem ser sensíveis ao barulho e a mudanças na rotina, então é importante ser consciente de suas necessidades durante essa época.




 

Comentários