Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Carnasaude faz alerta sobre ISTs e estimula doação de sangue

A coleta de mais de 200 bolsas é esperada nos dois dias de evento da UNAMA
Assessoria de Imprensa Por: Rayanne Bulhões 18/02/2019 - 15:51
A ação visa contribuir com o estoque da Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Pará (HEMOPA)
A ação visa contribuir com o estoque da Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Pará (HEMOPA)

A UNAMA – Universidade da Amazônia realiza, nos dias 21 e 22 de fevereiro, a III edição do Carnasaude, no campus Alcindo Cacela. A programação busca alertar os alunos de todos os cursos, funcionários e visitantes para os riscos das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e promover a coleta de sangue nos laboratórios do bloco F (3º andar), da universidade. A ação visa contribuir com o estoque da Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Pará (HEMOPA) que tem a demanda transfusional aumentada durante o período do carnaval.

O Carnasaude inicia com orientação sobre ISTs e distribuição de preservativos, no Hall de entrada do bloco C, no horário de 9h às 12h e das 17h às 19h. Pela tarde, às 14h30, no auditório David Mufarrej, acontece a mesa redonda sobre as infecções sexualmente transmissíveis: desafios e perspectivas, com a biomédica convidada, Nathália Silva. Para a coordenadora da graduação em Enfermagem da UNAMA, Renata Lopes, o evento é importante pelo alto contágio das ISTs no nosso estado. “O avanço dos tratamentos e da longevidade não garantiram uma diminuição dessas infecções. Alguns estudos apontam que essas novas gerações perderam o temor a estas doenças e por isso muitas vezes deixam de ser proteger contra doenças graves e crônicas. Esse evento traz ao público jovem este alerta e apelo”, ressalta a gestora.

A atividade faz parte integrada à Semana do Calouro do curso de Enfermagem e são esperadas a coleta de mais de 200 bolsas, nos dois dias de evento. A ação tem como organizadores o curso de Enfermagem da UNAMA, em parcerias com as Ligas Acadêmicas LIDIPA, LISMUC e LICAN, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde. O aluno Everton Wanzeler, membro da LIDIP, já participa há três anos do Carnasaude. “A liga trabalha fortemente as doenças infecto parasitárias na Amazônia. Sinto-me orgulhoso muito de participar e contribuir, com um evento de responsabilidade social e extensão muito rico aos que participam”, ressaltou o acadêmico.

 

CARNASAUDE UNAMA

Data: 21 e 22 de fevereiro de 2019

Horário: de 9 às 19h

Local: UNAMA Alcindo Cacela


 

 

 

 

Comentários