Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Câncer de mama também é uma ameaça aos pets

Especialistas afirmam que o diagnóstico precoce da doença é a melhor forma de combate
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 21/10/2019 - 18:08
Imagem mostra cachorros de várias raças reunidos
Doença é muito comum nos pets
O mês de outubro é tradicionalmente lembrado pela campanha nacional contra o câncer de mama. Além de se um alerta em humanos, a doença chama a atenção por atingir também os animais. Especialistas afirmam que o diagnóstico precoce é a melhor maneira para o tratamento eficaz, principalmente em cadelas e gatas.
 
De acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária, a doença é muito comum nos pets e atinge cerca de 45% das cadelas e 30% das felinas. Em 85% dos casos os nódulos descobertos podem ser malignos, com probabilidade maior de ocorrer nas fêmeas felinas. A UNAMA Parque Shopping oferece, na unidade, cartilhas de orientações para o público. A UNAMA está localizada no bairro do Parque Verde.
 
Segundo a coordenadora do curso de Medicina Veterinária da UNAMA Parque Shopping, Lilian Ximenes, o câncer de mama pode ser provocado pela pseudociese e o uso indiscriminado de anticoncepcional. “A visita periódica ao médico veterinário é de suma importância para a manutenção da saúde dos pets, sendo que a doença pode ser percebida inicialmente pela palpação das mamas, que podem apresentar nódulos indolores ou não, soltos ou aderidos a tecidos mais profundos”, explicou.
 
A professora também alerta sobre os cuidados com a alimentação do animais de estimação. “O cuidado com a nutrição dos animais é imprescindível, pois a obesidade é um fator que predispõe ao câncer de mama. A alimentação adequada é fundamental para que o pet viva de maneira saudável e com baixas possibilidades de incidência do câncer. Caso detectado, o tratamento pode ser cirúrgico e até quimioterápico O diagnóstico deve ser realizado por exames citológicos, histológicos e/ou imagem”, afirmou Lilian.
 

Comentários