Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Campanhas e orientações podem ajudar no combate à perda da audição

A prevenção ainda é a melhor escolha e alguns cuidados devem ser redobrados quando se trata da saúde auditiva
Assessoria de Comunicação Por: Rayanne Bulhões 12/11/2018 - 12:48
Imagem mostra bebê durante teste da orelhinha
É importante permitir a realização do ‘teste da orelhinha’ em bebês

A perda da audição é um problema sério e irreversível. As causas são variadas, mas as exposições dos indivíduos saudáveis aos ruídos aumentam exponencialmente as chances de lesões gradativas da audição. Perceber que algo pode estar errado no escutar já é sinal de alerta e a ajuda médica, associada ao tratamento, podem combater um maior problema.

Segundo Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 400 milhões de pessoas no mundo tenham danos ao longo da vida, sendo 8% só em jovens. Como alerta à saúde, foi criado um dia nacional dedicado ao combate à surdez, lembrado no dia 10 de novembro. São vários os fatores que podem levar o indivíduo à perda auditiva. Eles podem acontecer ainda no crescimento do bebê durante a gestação, fatores genéticos ou doenças, traumas no parto ou interferências externas, por meio da exposição a agentes químicos e ao ruído, entre outros.

No caso das crianças, a atenção deve ser redobrada. “Os pais podem suspeitar que seus filhos já estejam com problemas sempre que a criança não responde a algum som, demora a falar, é ‘desligada’ do mundo que a cerca, fala muito alto, pede sempre que repitam o que foi falado, aumenta o volume da TV, usam fones de ouvido em intensidades elevadas, tem trocas na fala e dificuldades na escrita”, disse a fonoaudióloga, especialista em audiologia e professora da UNAMA, Diolen Lobato.

A prevenção ainda é a melhor escolha e alguns cuidados precisam ser redobrados. “O indivíduo deve realizar exames audiológicos uma vez por ano, permitir a realização do ‘teste da orelhinha’ em recém-nascidos, manter hábitos saudáveis com atividades físicas regulares e uma alimentação rica em potássio. Deve ainda evitar uso de medicamentos sem receitas médicas ou colocar objetos no ouvido”, finaliza a fonoaudióloga.  

Clínica de Fonoaudiologia UNAMA
A Clínica de Fonoaudiologia da UNAMA - Universidade da Amazônia é referência em avaliação auditiva básica. Há 22 anos prestando serviço à comunidade, a clínica conta ainda com terapia dos transtornos da linguagem oral e escrita e avaliação do processamento auditivo. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, no 2º andar do bloco L, do Campus Alcindo Cacela. É necessário trazer documento de identificação e agendar a avaliação. Não há critério para o atendimento, mas é exigido pegar senha no dia do procedimento.

Ação - Dia Nacional de Combate e Prevenção da Surdez
No dia 09 de novembro, a UNAMA recebeu uma programação dedicada à saúde auditiva organizada pelas professoras Alexandra Negrão, Diolen Lobato e componentes da Liga Acadêmica de Fonoaudiologia, em parceria com a Fonoaudióloga Izi Pardal, representante da Politec Belem.  A ação contou com um cadastro e entrega de senha para os participantes, triagem auditiva na Clínica de Fonoaudiologia da UNAMA, além de palestras informativas sobre o tema. Em casos comprovados de problemas na audição, foi dado o encaminhamento para os procedimentos do Implante Coclear no Hospital Federal no Bettina Ferro. A atividade foi realizada na, de 8h às 16h, com atendimento gratuito na Clínica de Fonoaudiologia da UNAMA.

 

Comentários