Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Calouros recebem representante global do PMI

As turmas do CCET participaram de bate-papo sobre liderança e gerenciamento de projetos na UNAMA Alcindo Cacela
Assessoria de Comunicação Por: Rayanne Bulhões 15/03/2019 - 11:26
Imagem mostra estudantes com caderno nas mãos
A atividade teve como foco entender como funciona o controle organizacional e operacional
As turmas de calouros do Centro de Ciências Exatas e suas Tecnologias (CCET) da UNAMA - Universidade da Amazônia recebeu, na última terça-feira (12), a representante global do PMI Brasil (Instituto de Gerenciamento de Projetos) em palestra sobre liderança e engajamento profissional. A atividade teve como foco entender como funciona o controle organizacional e operacional, bem como as formas de atuação das empresas e a busca da capacitação para cada área. O evento aconteceu no auditório B-100, do campus Alcindo Cacela.
 
 
A palestra foi ministrada pela paulista, Hellen Almeida, Chapter Partner (parceira do “capítulo”; filial Brasil). Com atuação desenvolvimento de planos, gestão de pessoas e conflitos, Helen diz que o fundamental é entender necessidade de cada instituição e atuar em todas as categorias. “A gente entende que hoje o mercado vive uma escassez de mão de obra especializada e apostamos nesse desempenho e na capacitação. Agradeço à oportunidade de estar na UNAMA e de mostrar um pouco para os alunos o valor do indivíduo, seja ele do setor público ou privado ”, disse a administradora.  
 
De acordo com o membro do PMI de Manaus, responsável pelo convite à UNAMA, Sandro Barbosa, o Brasil recebe muitos investimentos em projetos, cerca de 126 bilhões em 10 anos, mas por falta de uma boa gestão, parte desse valor é desperdiçado.  “O Brasil está - em média - 25% atrás em projetos em relação aos países desenvolvidos. Podemos melhorar com a capacitação e elaboração de projetos estratégicos”, avalia Sandro.
 
O aluno da UNAMA, do 7º semestre do curso de engenharia Civil, Bernard Gemaque, entende bem essa necessidade. Já estagiou em setores administrativos de empresas de construção e pensa em seguir essa área. “A gestão afeta toda a nossa vida e isso inclui também o trabalho. Nós, como acadêmicos, devemos aproveitar todas essas dicas e colocar em ação dentro e fora do curso. Sempre digo. Gerenciamento é a alma. Não desperdiça e distribui melhor as demandas”, ressalta o acadêmico.
 
O encontro foi organizado pela coordenação dos cursos de Engenharia Civil e de Produção.  Novas atividades em parceria com a UNAMA vão ser desenvolvidas ainda em maio. As instituições analisam ainda, a proposta de criação de um subgrupo de estudo do PMI, no campus Alcindo Cacela, “visando trazer a vivência desses profissionais para quem estuda da universidade”, acrescenta, Afonso Lelis, coordenador dos cursos de Engenharia Civil e de Produção. 
 

Comentários