Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Cacau é tema de pesquisa de Gastronomia durante Festival

A UNAMA convida a comunidade Paraense para aprender mais sobre o cacau e chocolate regional com degustações e atividades para toda família
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 28/09/2018 - 16:00
Imagem mostra barra de chocolate
Farelo de cacau é utilizado em produtos de panificação

Professores e estudantes do curso de Gastronomia da UNAMA- Universidade da Amazônia, unidades Belém e Ananindeua, estão apresentando trabalhos durante o Chocolat Festival e Flor Pará 2018. O evento segue até este domingo, 30 de setembro, no Hangar do Centro de Convenções e tem início sempre a partir das 15h. As apresentações serão sobre as diferentes etapas de processamento do cacau em chocolate e utensílios amazônicos tradicionais da produção de chocolate ribeirinho, além de produtos típicos de cacau do Estado e criações gastronômicas com chocolates utilizando matérias-primas regionais. 

A Dra. Luciana Ferreira, professora da área de chocolateria da Universidade, explica que a UNAMA realiza várias pesquisas sobre o assunto. “O cacau é de elevada relevância não apenas para a gastronomia paraense, mas para a gastronomia mundial, uma vez que é a matéria-prima básica para a obtenção do chocolate, alimento vastamente utilizado pela gastronomia internacional. Atualmente, além do projeto de extensão “Vivências do Cacau e Chocolate”, que será apresentado no evento, também desenvolvemos pesquisas sensoriais com produtos de amêndoas de cacau e de cupuaçu, bem como realizamos pesquisa sobre resíduos da produção de cacau e sua aplicação alimentícia”, afirmou.

A professora detalha que o caso do uso do farelo de cacau em produtos de panificação e também de pesquisa com aplicações gastronômicas de derivados da amêndoa do cupuaçu, também são objetos de estudo dos alunos. “Estes projetos são desenvolvidos atualmente com nossos monitores de chocolateria e discentes voluntários e um deles está sendo submetido ao Congresso de Gastronomia e Ciência de Alimentos, que acontece em Maceió. O potencial para pesquisas na área em nossa Região é tão vasto que temos conseguido importantes parcerias Regionais e Internacionais para o curso, como a Secretaria de Turismo e a Secretaria de Estado e Desenvolvimento Agropecuário e da pesca”, falou. 

Prática

Os alunos do curso de gastronomia da UNAMA Ananindeua também estarão no Festival auxiliando crianças e adolescente com Síndrome de Down a desenvolverem práticas culinárias, a partir das 18h. Segundo o coordenador do curso, professor Diego Ventura, a ideia é mostrar como a gastronomia pode ser uma atividade inclusiva. “O projeto é abrir portas do conhecimento derrubando barreiras, oferecendo a estes jovens, oportunidades no mercado de trabalho”, declarou o professor.


Feira do Chocolate e das Flores
Data: 27 até o dia 30 de setembro.
Hora: 16h às 22h

Local: Hangar – Centro de Convenções 

 

 

Comentários