Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Resposabilidade Social


Boto é resgatado e acolhido pelo ZOOUNAMA

Filhote virou novo queridinho dos visitantes do zoológico
Assessoria de Comunicação Por: Lana Mota 18/12/2019 - 16:39
Boto ZOOUNAMA
O ZOOUNAMA, que recebeu o título de “Utilidade Pública Municipal” pela Câmara Municipal de Santarém
Na manhã do sábado (14), próximo ao Porto de Santarém, foi encontrado um filhote de Boto Tucuxi às margens do Rio Tapajós, machucado e com o cordão umbilical. O animal, de 90 centímetros e pesando oito quilos, foi resgatado pelas equipes do ZOOUNAMA, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) e do Corpo de Bombeiros. Com os devidos cuidados, foi transportado e medicado pelo médico veterinário do zoológico.
 
Essa espécie nunca foi resgatada na região e está na lista de Animais Ameaçados no Brasil, classificada como “Quase Ameaçada”. Seu nome científico é Sotalia fluviatilis, mas é conhecido como Boto-Preto ou Boto Tucuxi. Sua espécie também é conhecida como “golfinho de água doce”.
 
 “O animal está sob os cuidados dos técnicos do ZOOUNAMA, o estado dele é saudável, mas está com ferimentos no bico. Ele foi encontrado ainda com o cordão umbilical, que já foi retirado. Por hora, ele está sendo alimentado por meio de uma mamadeira. A nossa luta é salvar a vida desse animal e devolvê-lo à natureza assim que possível”, explica a médica veterinária do zoológico que está acompanhando o animal, Ianny Posiadlo.
 
O filhote virou a nova atração no zoológico, onde já recebeu mais de 150 visitantes em dois dias, dentro do Projeto Peixe-boi no zoológico, aberto para visitação todos os dias, das 07h30 às 17h30.
 
Zoológico da UNAMA
 
O ZOOUNAMA, que recebeu o título de “Utilidade Pública Municipal” pela Câmara Municipal de Santarém, acolhe em um espaço de floresta, cerca de 200 animais que sofreram maus tratos ou crimes ambientais, foram resgatados e agora vivem sob os devidos cuidados dos profissionais do local. Os animais são medicados e preparados para voltar para a natureza. A parceria entre o ZOOUNAMA e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) já devolveu 427 animais ao seu habitat natural.

Comentários