Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Boca saudável é sinônimo de autoestima elevada

Cuidar da saúde oral é imprescindível para manter o bem estar geral do corpo e da mente
Por: Paula Brasileiro 02/02/2017 - 00:00 - Atualizado em: 02/02/2017 - 09:36
Cuidar da saúde bucal é cuidar da autoestima
Cuidar da saúde bucal é cuidar da autoestima

"Um belo sorriso abre as portas do mundo". A frase, de autoria desconhecida, circula pela internet e alerta para a importância de manter uma atitude positiva diante da vida para conquistar sonhos e objetivos. Sorrir é uma ação aparentemente simples mas de extrema importância. Porém, para exibir um belo sorriso, é preciso estar sempre atento à saúde do corpo e, mais especificamente, da boca. Uma boa saúde bucal pode ser garantia de qualidade de vida.

Mau hálito, cáries, escurecimento dentário e, também, a perda de dentes podem causar danos severos à saúde e, inclusive, no bem estar de um indivíduo. Uma autoestima abalada por algum destes problemas dentários resultam em exclusão social e abalo no equilíbrio emocional. "O paciente que tem algum problema estético ou de saúde bucal tende a sorrir menos, se expressar e falar menos, pela vergonha de estar sendo observado. A saúde oral interfere na psicológica e na vida social do indivíduo. Quando ele corrige problemas esqueletais severos ou até dentes manchados ou cáries, isso interfere na autoestima e no relacionamento com outras pessoas, nos âmbitos profissional e pessoal", explica Isabella Lobato, coordenadora do curso de Odontologia da UNAMA.   

Cuidar da saúde  bucal vai muito além de visitar o dentista regularmente. Pequenos hábitos como escovar bem os dentes e escolher os alimentos certos na hora de montar o prato podem ajudar a manter os dentes e a boca em dia. A professora Isabella dá as dicas: "É recomendada a escovação após as refeições, uso do fio dental e, quando necessário, enxaguantes bucais. Também é importante evitar alimentos muito açucarados". Ela orienta que a busca por um profissional deve ser feita em visitas periódicas ao consultório, de seis em seis meses,  ou em caso de queixa de dores ou necessidade da realização de algum procedimento estético - como clareamento, colocação de aparelho ou lentes de contato, que corrigem o formato e a cor do dente.

 

Na prática

Um bom exemplo do quanto a saúde bucal influencia na qualidade de vida e autoestima é a história da Assistente de TI, Ana Zayat, de 42 anos. Ela passou parte da vida com fortes dores de cabeça e peso na região do maxilar, além do constrangimento em tirar fotos de perfil e falar em público por conta de um prognatismo classe 3 - quando a mandíbula tem um crescimento maior do que a maxila e os dentes inferiores acabam ficando por cima dos superiores, ocasionando uma má oclusão da boca. Os problemas lhe prejudicaram na vida profissional e pessoal até que ela decidiu se submeter à cirurgia ortognática para a correção da dentição: "Quando as dores se intensificaram fui em busca de um especialista. Minha decisão foi convicta desde a primeira consulta", afirma.

No total, foram quatro procedimentos até que Ana chegasse ao sorriso perfeito. Além da cirurgia, ela precisou implantar dois dentes molares, fez gengivoplastia - para alinhar a gengiva na parte superior - e clareamento dental, com uma técnica caseira e uma sessão a laser. Após todo esse processo, ela garante ter conquistado mais autoconfiança e segurança para suas atividades diárias. Agora, ela usa sua experiência para estimular outras pessoas a também mudarem de vida com seus relatos e tirando dúvidas sobre o tema através de canais no Instagram e YouTube. "A Ana de antes sempre foi alegre, espontânea, sempre se amou, mas não gostava dos vídeos que gravava. Eu me auto criticava e achava a posição da língua, quando eu falava, muito estranha. A Ana de hoje tem mais confiança, credibilidade e autonomia para sorrir, gravar vídeos ou falar em público".  

 

Comentários