Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Biomedicina, uma das profissões mais abrangentes da área de saúde

Você conhece as áreas de atuação de um biomédico? Saiba aqui tudo o que ele pode fazer em sua atuação profissional. Confira!
Por: Taísa Silveira 27/04/2017 - 10:27 - Atualizado em: 27/04/2017 - 10:55
Conheça mais sobre a profissão de biomédico
Conheça mais sobre a profissão de biomédico
A profissão de Biomedicina surgiu da necessidade de uma formação mais capacitada nas disciplinas básicas para os alunos de Medicina e Odontologia, e em 1979, criou-se através de decreto o Conselho Federal de Biomedicina e os Conselhos Regionais da profissão.
 
 
Porém engana-se quem acha que o biomédico ficou restrito apenas à carreira acadêmica. Esta é uma profissão extremamente abrangente, contemplando mais de trinta áreas de atuação. “Hoje, uma grande vertente do mercado está no diagnóstico por imagem” revela Dirceu Santos, coordenador do curso da UNAMA. “Ao longos dos 50 anos que a profissão existe, além de suas áreas de atuação terem crescido, as especializações também acompanharam esse ritmo e atualmente o biomédico conta com especializações de biomedicina estética, diagnóstico por imagem, patologia clínica, análise clínica, dentre outras” completa Santos.
 
Segundo Dirceu, a formação deste profissional acontece em quatro anos e seu grande diferencial está justamente na abrangência dos conteúdos abordados durante a graduação.  “Vejo como o grande diferencial deste profissional o fato de que durante a formação acadêmica ele recebe formação médica de disciplinas básicas e de ciências biológicas. Esse conhecimento mais abrangente é o que o torna um profissional diferenciado dentro do mercado. Ele consegue atuar tanto na docência quanto na pesquisa de forma diferenciada porque consegue agregar conhecimentos que são restritos à profissionais diversos” 
 
E quando o assunto é especialização, o biomédico também está muito bem servido de opções. “ [Essa abrangência de atuação] permite por exemplo, dentro da Biomedicina Estética, que ele atue com procedimentos invasivos. Além do biomédico, apenas o médico pode atuar em procedimentos estéticos invasivos. Outros colegas de outras profissões que trabalham como esteticistas não podem realizar” comenta o coordenador.
 
Portanto, o biomédico é um profissional altamente requisitado na área de saúde que pode trabalhar inclusive na área de gestão, como gestor e operador dos serviços de diagnóstico por imagem, como pesquisador em centros de pesquisa como por exemplo criação de novas vacinas e até mesmo com acupuntura.
 
E você, já pensou em cursar Biomedicina? Conheça um pouco mais sobre a profissão aqui.

Comentários