Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Atuação do enfermeiro do SAMU, Neonatologia e Pediatria são temas de Congresso

As palestras fizeram parte dos Congressos de Enfermagem e de Fisioterapia, ambos pertencentes ao II Congresso Multidisciplinar de Saúde da Universidade da Amazônia
Assessoria de Comunicação Por: Vanessa Van Rooijen 31/03/2017 - 18:00 - Atualizado em: 31/03/2017 - 18:07
Imagem mostra palestra do Congresso de Enfermagem
Conferência sobre a atuação do enfermeiro no SAMU no transporte terrestre

Dando continuidade da programação do II Congresso Nacional de Enfermagem e de Fisioterapia, que compõem o II Congresso Multidisciplinar de Saúde da Universidade da Amazônia (UNAMA), foram debatidos na manhã de hoje (31) o "Transporte terrestre: atuação do enfermeiro no SAMU" e “Intervenção fisioterapêutica em Neonatologia e Pediatria baseada em evidência”.

A enfermeira do Atendimento Móvel de Urgência de Belém, Elielma Amorim, ministrou a conferência sobre a atuação do enfermeiro no SAMU no transporte terrestre. Ela abordou a importância deste profissional na área e descreveu a história do serviço no mundo. “Fizemos um histórico de atendimento pré-hospitalar no mundo e no Brasil e como o primeiro enfermeiro iniciou esse tipo de atendimento. Além disso, discutimos sobre o que o Conselho Federal de Enfermagem fala sobre a atuação dos profissionais na unidade móvel de atendimento”, disse.

Outras palestras foram realizadas hoje, como o “Resgate aéreo: atuação do enfermeiro” apresentado pelo Enfermeiro Mário Neto, e “Nursing Practioner” ministrado pelo enfermeiro Daniel Cortelazzi. “Atuação do enfermeiro no cuidar ao paciente crítico” foi o tema da mesa redonda que finalizou as programações desta manhã no Congresso de Enfermagem.

“Intervenção fisioterapêutica em Neonatologia e Pediatria baseada em evidência” foi o tema da palestra ministrada por Paulo Avila, professor da UNAMA e especialista profissional em Terapia Intensiva em área de atuação em Neonatologia e Pediatria. Ele abordou a importância da Fisioterapia nesse ambiente. “Como fisioterapeutas, trabalhamos nas afecções que acometem as crianças, sendo elas respiratórias, neurológicas ou motoras. Atuamos na reabilitação dessas crianças, que devido ao clima da nossa região, na qual sempre tem chuva e é um clima úmido, consequentemente sofrem de doenças respiratórias. É importante falar sobre o assunto para mostrar o que a Fisioterapia pode fazer para esse público e chamar a atenção da área entre os estudantes”, disse.

A programação do Congresso de Fisioterapia também contou com as palestras “Reabilitação respiratória baseada em evidência”, ministrada por Luciana Dias, e “Como indicar e prescrever Treinamento Muscular Respiratório em pacientes com Ventilação Mecânica Invasiva”, debatida pelo especialista Mateus Esquivel. As palestras foram discutidas por meio de trabalhos, artigos e comprovações científicas sobre os assuntos, como demonstrações para os participantes.

Os três palestrantes participaram da mesa redonda “A fisioterapia cardiorrespiratória baseada em evidência e sua importância para a prática clínica”, que finalizou a programação desta manhã. O evento continua nesta tarde, a partir das 14h, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia. 

Galeria: 
 Ana Cristina Amorim faz palestra para congressistas de Enfermagem Público do Congresso de Enfermagem Mario Neto em palestra do Congresso de Enfermagem Luciana Dias palestra para congressistas de Fisioterapia Mateus Esquivel também participou de do Congresso de Fisioterapia Paulo Ávila faz sua palestra para estudantes de Enfermagem Elielma Amorim foi a convidada para palestrar sobre o SAMU

Comentários