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Atraso na linguagem infantil pode trazer transtornos na fase adulta

O projeto FonoAtua oferece orientação gratuita para crianças com dificuldades de fala
Assessoria de Imprensa Por: Alessandra Fonseca 10/04/2017 - 16:49
A clínica de Fonoaudiologia da UNAMA recebe crianças entre 2 e 12 anos
A clínica de Fonoaudiologia da UNAMA recebe crianças entre 2 e 12 anos
O processo natural que toda criança tem para adquirir e desenvolver a fala e a lingaugem nem sempre é tão simples ou fácil. De acordo com especialistas no assunto, sete e cada 100 crianças saudáveis apresentam algum grau de dificuldade no desenvolvimento da linguagem. A clínica de Fonoaudiologia da Universidade da Amazônia (UNAMA) recebe crianças entre 2 e 12 anos, através do projeto FonoAtua, que realiza ações de orientação e atendimento à comunidade com a atuação do fonoaudiólogo para prevenção e tratamento dos transtornos da linguagem infantil.
 
O projeto é direcionado para atendimento à comunidade, gratuito, com enfoque no desenvolvimento da linguagem infantil. Todos os alunos do curso de Fonoaudiologia participam das atividades e atendimentos são realizados semanalmente ou quinzenalmente, dependendo da problemática de cada caso.
 
De acordo com a coordenadora do curso e do projeto, Alexandra Negrão, as principais queixas são: atraso na fala, erros de pronúncia das palavras e troca das letras. “Casos como dificuldade de aprendizagem escolar, problemas de leitura e escrita também são recebidos em nossa clínica e são analisados por alunos do 5º ao 8º semestre do curso, com supervisão de um preceptor do curso. Os alunos de 1º a 4º períodos participam como ouvintes/observadores e recebem tutoria dos alunos dos semestres mais avançados”, explicou.
 
Os cuidados básicos são repassados aos indivíduos que procuram o serviço em forma de orientação e atendimento terapêutico para crianças que já apresentam transtorno da linguagem.  “Algumas queixas apresentadas, se corretamente orientadas, podem não ser uma problemática fonoaudiológica. Por isso é importante um ambiente que seja estimulador para o desenvolvimento da fala, da linguagem, a família e comunidade escolar estarem atentos a qualquer indício de atraso, para procurar ajuda adequada”, alerta a coordenadora do projeto.
 
O projeto funciona no campus Alcindo Cacela da Universidade, por agendamento, no bloco F, 2º andar e atende ao o público gratuitamente. Contato para agendamentos: 4009-3012.  
 

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