Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Atendimento psicológico dá suporte para mulheres que viveram o câncer

A Clipsi realiza eventos e consultas no campus Alcindo Cacela da UNAMA
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 30/10/2020 - 15:35 - Atualizado em: 11/11/2020 - 15:37
Diante de um diagnóstico de câncer, o paciente e a própria família ficam fragilizados com a descoberta. Lidar com a perda dos cabelos e até de um seio se tornam momentos difíceis para quem vive a doença, ultrapassando o conceito estético. Discutindo o papel do apoio psicológico à mulheres com câncer de mama, especialistas na área mostram que o melhor caminho é ressignificar o momento. 
 
A coordenadora do curso Psicologia da UNAMA - Universidade da Amazônia, Luzia Aquime, destaca a importância da escuta psicológica para as mulheres que sofrem com a doença. “A mulher, quando se depara com a possibilidade de perder um seio, por exemplo, muitas vezes representa a perda do ser mulher, pois é uma parte do corpo feminino que presenta o feminino em sua essência. A partir desse cenário difícil, é muito importante ter a escuta de um psicólogo nesse processo, que vai trazer esse suporte emocional”, afirmou.  
 
O curso debateu essa temática, entre os dias 28 e 29 de outubro, no seminário “Entre Laços e afetos: a atuação do psicólogo junto a mulheres com câncer”. O objetivo foi intensificar a importância da prevenção do câncer de mama. 
 
A proposta é que o tema se torne um projeto fixo para atendimentos na Cínica de Psicologia da UNAMA, com previsão de ser implementado em 2021. Atualmente, a clínica realiza atendimentos através da psicoterapia individual para mulheres que vivenciaram esse sofrimento e dor. Para outras informações sobre os atendimentos à Clipsi ligue para o (91) 4009 3012. 
 

Comentários